Além de correalizadora, a Prefeitura de Vitória da Conquista está presente na 53ª Exposição Agropecuária com a oferta de diversos serviços pelas secretarias do Governo Municipal. Uma delas é a de Educação (Smed), que recebeu os alunos das Escolas Municipais Mário Batista e Conquista Criança. As crianças conheceram o Parque de Exposições, viram e se encantaram com os animais e ouviram a história “Quero ir para Angola”, de autoria de Rute Rocha, escritora do Território de Leitura, contada pela servidora Kaane Moreira Pereira Cardoso, da Escola Municipal Iza Medeiros. O estande também exibe uma releitura de parte da Praça Tancredo Neves.

Para a coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Mário Batista, Janete Junqueira Aires, foi muito importante este passeio, pois tirou a criança do espaço de sala de aula para mostrar outros conhecimentos. “Eles estão gostando muito. Está muito organizado, bonito e quando se trata de animais chama bastante atenção das crianças. É um momento gratificante e vai ter muita coisa para contar quando voltarem para a sala de aula”. O aluno do 2º ano na EM Mário Batista, Arthur Macedo Prazeres, gostou muito do passeio, afirmando que a vaquejada foi o que mais gostou.

A vice-diretora do Conquista Criança, Cleusa Meira Dias, disse que o passeio é novidade para os alunos, porque eles não têm o costume e acesso a este tipo de ambiente. “Eles estão amando. São alunos de cinco anos, que estavam ansiosos por esse passeio”. A aluna Alice Sued Machado Santos, 5 anos, relatou que gostou de ver os pôneis. “São bonitos e parecem cavalos”. Jhomn Levi Gonçalves, 5 anos, apreciou ver os filhotes de equinos. “São pequenos e estão perto da mãe”.

Representando o secretário Edgard Larry, o coordenador do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronílson Ferreira, agradeceu a parceria e o espaço cedido pela Coopmac. “Foi de fundamental importância esse passeio, pois deu a oportunidade de nossas crianças virem a este espaço, pois uma boa parte delas não tem condição de estarem aqui num parque como esse, além de possibilitar uma contação de história que estimula as crianças a querer ler livros. Está muito bonito o estande e de certa forma também é uma prestação de contas para a sociedade, que poderá ter a oportunidade de ver o que a Smed tem feito para a comunidade”.

O diretor Executivo da Coopmac, Antônio César Nery disse que é importante para a criançada ver os animais.” Nós somos uma região muito rural. A cidade cresceu e muitas crianças, às vezes, ainda não estão inteiradas com a questão rural, mas faz parte da nossa cultura. Para nós é muito especial. As crianças podem vir aqui e participar desta festa tão especial e importante para a nossa região e para nossa cidade”.