Educação
Postado em 10 de outubro de 2013 as 16:54:15
O Júri Infantil deste ano conta com a participação do ator mirim Thomas Oliveira e mais seis alunos da rede municipal de ensino
Auditório lotado para mais uma sessão especial de filmes exibidos na 4ª Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista. Nesta quinta-feira, 10, o Teatro Glauber Rocha, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), reuniu mais de 300 alunos de escolas e creches da rede municipal de ensino para prestigiarem o quarto dia do evento.
No público, além de professores, coordenadores e estudantes, também estavam alguns convidados que fazem parte do Júri Infantil desta edição da Mostrinha de Cinema. O júri é composto por seis alunos da rede municipal de ensino e pelo ator mirim Thomas Oliveira, que estreará na Mostrinha na tarde de hoje.
Presidindo o júri, Thomas e os seis estudantes da Escola Municipal Bem Querer vão assistir aos 25 curtas-metragens exibidos durante a 4ª Mostrinha. Na tarde dessa sexta-feira, 11, eles vão eleger, com a tutoria da professora e pesquisadora da área de cinema e audiovisual da Uesb, Macelle Khouri, os filmes que mais se destacarem. “É a primeira vez que estou participando de um júri infantil e estou gostando muito. Desde que a diretora foi à sala de aula chamar os alunos eu me interessei”, contou a estudante
Adriele Oliveira, 11 anos.
Com a escolha do Júri Infantil, serão eleitos os três primeiros filmes que se destacaram e o melhor curta-metragem baiano. O resultado dos filmes escolhidos será revelado na tarde dessa sexta-feira, 11, no Teatro Glauber Rocha, com a entrega simbólica dos troféus, que serão enviados posteriormente a todos os vencedores.
Olhar sobre a sétima arte– Antes de iniciar o júri, os alunos se reuniram com a professora tutora e foram orientados sobre procedimentos e sobre os elementos a serem observados nos filmes.
De acordo com Macelle Khouri, esse contato inicial é importante para alertar os alunos sobre a responsabilidade da votação. “Tentamos esclarecer para eles a importância desse lugar que eles estão ocupando, que é o lugar de jurado. Assim, a orientação maior é mostrar que eles devem analisar o filme excluindo a questão do gostar ou não gostar e que eles precisam observar a música, a história, as imagens e perceber que o cinema tem uma importância que vai além do lazer. Essa experiência do Júri Infantil tem uma contribuição muito significativa na formação desses alunos”, informou.
Após a orientação da tutora, o momento é de prestar atenção e se deixar levar pelos atrativos da sétima arte. “Esta é a primeira vez que estou participando do Júri Infantil e está sendo muito legal porque é uma oportunidade de estar vendo filmes feitos especialmente para nós. Vou prestar bastante atenção porque vou ter que avaliar não só o filme, mas se foi gravado certinho, se a música está no ritmo certo. Vou olhar todas essas características”, contou
Vinícius Sousa de Jesus.
Realização –A Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista acontece desde outubro de 2010. O evento é realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Janela Indiscreta Cinevídeo Uesb, com a correalização da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação.