Educação
Postado em 22 de dezembro de 2025 as 07:15:27

Ao longo de 2025, estudantes da Rede Municipal de Ensino se destacaram em competições pedagógicas e na prática esportiva, conquistando resultados expressivos em olimpíadas do conhecimento, feiras educacionais, torneios escolares e campeonatos regionais. As conquistas refletem o compromisso da rede com a educação integral, o incentivo ao protagonismo estudantil e o trabalho conjunto de professores, gestores e famílias no desenvolvimento acadêmico, social e esportivo dos alunos.
Uma delas foi o projeto Lápis na Mão, promovido pela TV Sudoeste. O concurso deste ano teve como tema “A Luta Contra o Racismo: Reconhecer para Transformar”. A premiação ocorreu em junho. A Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa teve três alunos vencedores em Artes Visuais. Vitória Santos de Souza, do 8º ano, foi a primeira colocada na categoria Áudio e Vídeo. Hellen Victória dos Santos Souza, 9º ano, conquistou o primeiro lugar na categoria Fotografia. E o vencedor na categoria Escultura foi Alexandro Alcântara Alves, 9º ano. Outro ganhador em Artes Visuais foi o aluno do 9º ano da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Arthur dos Santos Oliveira, na categoria Pintura.
“Nossos alunos estão mostrando cada vez mais um potencial maior. Isso é resultado do avanço que estamos tendo em todas as esferas da nossa rede”, comenta o secretário municipal de Educação, Edgard Larry.

Arthur e sua obra premiada
Na redação, categoria Ensino Fundamental 2 – 6º, 7º Ano e EJA, o vencedor foi Arthur Andrade Menezes, do 7º ano da Escola Municipal Prof.ᵃ Marlene Flores; Layssa Prates Nascimento, 7º ano, da Escola Municipal Prof.ª Marlene Flores, ficou em 2º lugar; Enzo Baltazar Araújo, 7º ano, da Escola Municipal Arthur Seixas, foi o terceiro colocado.
Na categoria Ensino Fundamental 2 – 8º, 9º Ano e EJA, Rafaela Couto Teles, do 9º ano da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, foi a vencedora. Em segundo lugar ficou Isaque Silva Pereira, 9º ano, da Escola Municipal Fernando Spínola; e Maria Luiza Leite Gonçalves, 9º ano, da Escola Municipal Vicente Cassimiro, ficou em terceiro lugar.
Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontières 2025 – em agosto saiu o resultado desta competição, disputada em maio. E os alunos do 5º ano, Caliane, Carlos Felipe, Eloisa, Jean Flávio e Tiago Pacheco da Silva, e do 6º ano, Carlos Daniel, Márcio Vinícius, Samuel e Jhon Lucas, da Escola Municipal Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro, receberam medalha de bronze em nível regional (Nordeste) e menção honrosa em nível nacional.
Em setembro, foi o mês de conhecermos os medalhistas na Olimpíada de Brasileira de Geografia (OBG). Pelo Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, sede do Círculo Escolar Integrado (CEI) de Bate-Pé, Ariane Oliveira Pinto, Arielle Araújo Silva, Izabelle Vieira Oliveira, Cauan Cantil Ferreira, Emanuele Santos Cardoso e Iasmin Santos Silva, foram medalhistas de bronze.
Pela Escola Municipal Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro, também foram medalhistas de bronze Nataly, Laís, Davi Almeida Pedroso dos Santos, Ana Clara Silva, Adrielly Lemos, Daniel de Jesus, Nicoly Silva, Ana Vitória Oliveira e Anny Evellyn Souza.
Obmep – Em cerimônia realizada no dia 9 de outubro, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, houve a premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Seis alunos da Rede Municipal de Vitória da Conquista foram premiados com um total de nove medalhas, tanto na esfera estadual quanto federal. O destaque foi Ana Clara Sousa Araújo, do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, medalhista de ouro na categoria estadual e federal.
Sicoob Credcoop – três alunos da Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca foram premiados no concurso cultural promovido pelo Sicoob Credcoop, que este ano teve como tema “Diversidade que soma, Cooperação que Multiplica”. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde de sexta-feira (24), no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna. O aluno do 3° ano, Rhuan Pereira Rodriguez, foi premiado na categoria Desenho. As alunas do 5° ano, Maria Luíza Lima Silva e Alice Sales de Oliveira Marques, foram premiadas na categoria Texto Narrativo.

A Tarde Educação – Fabíola, Enzo, Natália e Leonel
A Tarde Educação – Enzo Luan Barros Silva, da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, ficou em terceiro lugar na categoria Tirinhas, no Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2025, promovido pelo programa A Tarde Educação, do Grupo A Tarde. A Prof.ª Orientadora, Adielle Rodrigues da Silva, também foi premiada. A cerimônia aconteceu no dia 18 de novembro, no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador.
Karatê – Entre os dias 18 e 22 de novembro, ocorreu em Fortaleza (CE) o Campeonato Brasileiro de Karatê. Uma professora e três alunos da Rede Municipal de Vitória da Conquista participaram da competição com destaque, ganhando medalhas e se classificando para disputar o mundial da modalidade em Malta, em março de 2026.
Na Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, uma professora e dois alunos se classificaram. A professora Rafaela Araújo é faixa preta, primeiro dan. Medalhista de prata, ela vai em busca do terceiro título mundial. Os alunos são Evelyn Silva, faixa verde, 10 anos, que está no 3° ano, e Rhuan Pereira, 9 anos, matriculado no 3° ano e atualmente faixa amarela. Na Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes, o aluno do 5° ano, Henzo Felipe Santana Andrade, é faixa amarela, tem 12 anos e foi medalhista de bronze, também se classificando para o mundial.





