“Essa é uma oportunidade única e que eu estava precisando para crescer profissionalmente e como pessoa.” Assim a estudante Simone Gonçalves, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Educacional Municipal Moisés Meira, define sua participação do curso de Manicure e Pedicure. Custeada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, a capacitação é uma das quatro modalidades ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) a esse público.

Segundo a coordenadora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, Luzinete Viana, os cursos oferecidos visam também o combate à evasão escolar. “Os alunos participantes foram selecionados segundo alguns critérios e um deles é a frequência na sala de aula”, destacou Luzinete, ressaltando que a preparação para o mercado de trabalho é outra prioridade importante com a iniciativa.

Para a Analista de Relacionamento com o Mercado do Senac, Juara Lacerda, outra vantagem que os estudantes dos cursos têm é a inscrição no Banco de Oportunidades da instituição. “Além disso, queremos que essas pessoas tenham suas realidades mudadas enquanto indivíduos e que outros colegas possam visualizar essas mudanças e buscar transformações para os seus futuros também”, disse.

Juara Lacerda, Analista de Relacionamento com o Mercado do Senac

Animada com as primeiras aulas, Luana Almeida, que mora em São Sebastião, acredita que a vida vai melhorar depois que receber o diploma. “Com certeza vou exercer minha profissão de forma digna e serei notada por ter feito o curso numa instituição tão respeitada como o Senac”. E Fidelson de Oliveira, que aprendeu a ler há dois anos depois de se matricular nas aulas de EJA da Escola Municipal Professora Helena Cristália Ferreira, concluiu: “quando a gente aprende a ler o mundo fica maior e quando a gente aprende uma profissão ficamos maiores”.