Apresentações teatrais declamações de poesia e leitura de textos fizeram parte da programação da escola

Viajar para outras épocas e lugares, conhecer os costumes e tradições de outros povos e países, dialogar com diferentes pessoas; tudo isso sem precisar sair de casa ou do espaço escolar. Parece mágica, mas é real e possível – através dos livros.

Livros que encantam e enchem a imaginação de adultos e crianças. Crianças como Ian Santos, aluno do 2º ano da Escola Municipal Ita David de Castro. O pequeno leitor, juntamente com seus colegas, comemoraram, nesta quarta-feira (18), o Dia Nacional do Livro Infantil.

Ian Santos interpretou Pedrinho, do Sítio do Pica-Pau Amarelo

Apresentações teatrais, declamações de poesia e leitura de textos fizeram parte da programação da escola, que atende 380 alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental. Interpretando Pedrinho, personagem de Monteiro Lobato, Ian falou sobre os benefícios da leitura: “histórias são boas porque dão asas a nossa imaginação e fazem com que a nossa criatividade fique mais forte”, disse. Prática fundamental para o desenvolvimento da oralidade, escrita e, principalmente, para a formação de cidadãos críticos, capazes de refletir sobre o mundo em que vivem, a leitura tem papel de destaque nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista.

Várias das unidades contam com Salas de Leitura – espaços que utilizam recursos lúdicos com o objetivo de despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos estudantes.

“Na Sala de Leitura, desenvolvemos atividades como contação de histórias, utilizando recursos como teatro de fantoches e dramatizações, além do empréstimo de livros”, explicou a agente de leitura da Escola Ita David de Castro, Vera Lúcia Dias.

“Eu estou aprendendo a ler e estou gostando bastante”, declarou a aluna Tainá Vitória de Oliveira. Aos sete anos, ela já se vê como declamadora de poemas no futuro. “Amei ler poesia e quero continuar fazendo isso a vida toda”.