Cerimônia de Premiação

Três alunos da Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca foram premiados no concurso cultural promovido pelo Sicoob Credcoop, que este ano teve como tema “Diversidade que soma, Cooperação que Multiplica”. A  cerimônia de premiação ocorreu na tarde de sexta-feira (24), no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna.

Nesta etapa participaram mais de 1.900 alunos, de 17 escolas dos municípios de Vitória da Conquista, Encruzilhada e Itarantim. As categorias foram desenho, tira de quadrinhos e texto narrativo. Segundo a presidente do Conselho do Sicoob Credcoop, Rejane Silva de Almeida, a educação é o que transforma a vida das pessoas. “Estamos plantando estas sementes para que, futuramente, tenhamos mais diversidade, inclusão, transformação e cooperação”. A próxima etapa do concurso será a regional em Salvador, disputada pelos vencedores locais.

Representando o secretário Edgard Larry, o coordenador do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronílson Ferreira, destacou que a parceria da Smed com o Sicoob tem auxiliado muito na formação dos profissionais para trabalhar com a educação financeira nas escolas de tempo integral. Ele citou o Projeto esportivo na Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, que tem dado muitos frutos e criado possibilidades. “O terceiro setor tem vindo ao encontro do serviço público para melhorar a qualidade da educação. O resultado está aí. É uma grata satisfação participar de uma premiação em que toda a rede ganha com o sucesso de nossos alunos”.

Os alunos premiados Rhuan, Alice e Maria Luíza com Ronílson, Eliane, Moana e Jennifer Pereira, mãe de Rhuan.

O aluno do terceiro ano, Rhuan Pereira Rodriguez, foi premiado na categoria desenho. Após pesquisar sobre o tema fez um planeta com várias pessoas de diferentes países. “Gosto de desenhar e esperava ser premiado”. As alunas do quinto ano, Maria Luíza Lima Silva e Alice Sales de Oliveira Marques, foram premiadas na categoria texto narrativo. Maria Luíza escreveu uma história em que caçadores colocaram fogo numa floresta e os animais foram se ajudando para apagar as chamas. Alice contou a história de duas meninas diferentes que sofriam bullying na escola e fizeram uma campanha para reverter a situação e conscientizar os colegas. Além de premiadas na mesma categoria, ambas gostam de escrever e pretendem ser escritoras.