Os alunos da Escola Municipal Paulo Freire estão fazendo uma viagem pelo mundo mágico das histórias e estórias dos autores brasileiros. Trata-se do projeto “Livro Vai…História Vem…”, que tem como principal objetivo permitir que as crianças vivenciem a leitura em todos os momentos da vida. E na manhã desta quarta-feira, 5, os alunos do fundamental I mergulharam no fantasioso universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo com uma peça apresentada pelos alunos do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

“É um projeto idealizado por nosso grupo pedagógico que visa desenvolver uma prática pedagógica que motiva os alunos para o hábito da leitura. O projeto também consiste em momentos lúdicos, com apresentações teatrais e musicais, para que eles percebam como a leitura pode estar atrelada a vários momentos das nossas vidas”, explicou a diretora Daniela Costa. Além disso, “o projeto também prevê o estímulo à locação dos livros na biblioteca. O aluno leva o livro pra casa, lê junto com os pais e depois conta a história para gente”, acrescentou a gestora.

Ao longo do ano, os alunos do Fundamental I vão estudar importantes autores brasileiros, como Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Ziraldo e Maurício de Sousa . “Os alunos vão aprender aspectos das obras, dos personagens e também da vida desses escritores. Além disso, no decorrer do projeto, os alunos terão oportunidade de conhecer e se familiarizar com diversos gêneros textuais”, destacou a Coordenadora Pedagógica Rosane Chagas.

A iniciativa agradou aos alunos. Para o estudante do 3º ano, Caio Almeida, a apresentação deu vida aos personagens do livro. “Foi muito legal, a gente sempre lê e fica imaginando como seria se fosse real”, afirmou. Quem também compartilha da mesma opinião é a pequena Carol Souza, “acho que assim a gente aprende mais”, disse.