Nesta segunda-feira (30), representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) participaram da premiação do quarto Concurso Cultural do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, o Sicoob Crediconquista. A cerimônia foi realizada na Belacasa Eventos. Aluno do 9º ano da Escola Municipal Carlos Santana, Marlon Silva Chaves, 15 anos, foi um dos premiados na categoria “Tiras em Quadrinhos”.

Marlon disse que desde pequeno sempre gostou de desenhar. “Fui na internet procurar como aprender a desenhar”. Ele explica que sua referência nesta arte está no Anime, derivado do Mangá (quadrinhos japoneses). “Surgiu o concurso e a professora me incentivou a fazer porque ela gostou do desenho”. O tema abordado no trabalho foi sustentabilidade na escola, com alunos se reunindo para fazer a coleta de lixo, separando o reciclável, e plantação de árvores.

Para o secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, só há transformação no mundo com investimento na educação. Considerou que no próximo ano haverá uma grande mobilização da Smed na rede municipal para maior envolvimento dos alunos em projetos como este. “Entendemos que este projeto é importantíssimo para o segmento educacional de Conquista. O empreendedorismo educacional na esfera do cooperativismo e na esfera educacional financeira é imprescindível para os nossos alunos. Viabiliza a inserção não só de cidadão na sociedade, mas de produtores inseridos no mundo de trabalho, sem falar na capacidade do projeto de despertar talentos. A prefeita Sheila tem investido na educação e, com o apoio dela, vamos ampliar várias parcerias no contexto da sociedade e também com o Sicoob. São ações dessa natureza que engradecem o nosso município e que pretendemos levar adiante”.

O presidente do Sicoob Crediconquista, Paulo César Andrade Oliveira, afirmou que os trabalhos apresentados em nível regional, foram surpreendentes. “Hoje, nós estamos aqui na culminância. As crianças que conseguiram se destacar nas suas escolas, com um apoio impressionante dos diretores, professores e pais”.

Concurso Cultural Sicoob Crediconquista – A Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Sicoob, Larissa Brito, explicou que o concurso cultural tem uma metodologia voltada para a cultura da colaboração, a filosofia cooperativista. “Todo o material didático, caderno do aluno, guia do estudante, caderno didático, traz toda a expectativa da temática cooperativismo”.

Larissa explicou que, inicialmente, é realizado contato com as escolas em meados de março e abril e as inscrições vão até o final de junho. “Este ano alcançamos 48 escolas (públicas, particulares ou cooperativas educacionais), nos municípios de Vitória da Conquista, Poções, Tremedal e Itapetinga”.

Participam alunos do terceiro, quinto, sétimo e nono ano, respectivamente, nas categorias, desenho, crônica, poema e tiras em quadrinhos. “A execução do concurso começa no segundo semestre, meses de julho a setembro. Neste último, recebemos os materiais para avaliação e em outubro nós fazemos a premiação. Os doze premiados da etapa local são indicados para a etapa regional em Salvador. A etapa regional também indica 12 premiados em toda a Bahia para a etapa nacional em Brasília. A etapa nacional só seleciona um de cada categoria como vencedor”.