Desenvolvimento Econômico
Postado em 25 de outubro de 2024 as 18:01:01

Alunas do curso básico de corte e costura, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), tiveram uma manhã voltada para o empreendedorismo nesta sexta-feira (25). O encontro ocorreu na sede da Coordenação de Economia Solidária.
Na primeira semana de curso, as alunas receberam o conhecimento teórico sobre corte e costura. E uma palestra sobre empreendedorismo foi escolhida para finalizar esta primeira semana. O objetivo foi despertar nas alunas o espírito empreendedor, conforme explicou a instrutora do curso, Ivana Carvalho.
“Para além de ensinar qualquer habilidade, no caso aqui curso de corte e costura, que é um curso de noções básicas, mas a partir do momento em que você traz essa noção de empreender, esse aprendizado, ele fica canalizado para algo que seja produtivo, instiga muitas vezes, o empreendedor que existe na pessoa e ela não sabe”, explicou.
- Ivana
- Selsa
- Marcelina
A aluna Selsa Santos está iniciando na costura e buscou o curso para aprender mais. Ela disse que se sente ainda mais motivada com o conhecimento adquirido no curso e o incentivo recebido hoje.
“Foi muito bom, assim, as palavras, a motivação da questão de apoio, tá sendo muito bom. Então, assim, por isso que às vezes a gente não tinha conhecimento. Eu estou muito incentivada pra ir até o fim, eu sai daqui, tem uma costureira, e talvez algo mais, com a mente aberta pra ser uma empreendedora. Então, talvez a gente não teve dinheiro, mas o pouco que teve, talvez não soube usar. E agora, a gente vai saber como usar o dinheiro, como ganhar, né? E como usar. Então, isso pra mim tá sendo gratificante”, contou.
A mesma opinião é compartilhada por Marcelina Sátiro, que passou a ter uma outra visão da costura. Ela quer se profissionalizar e buscar clientes. “Na minha visão, no meu modo de pensar, essa palestra foi muito importante para a minha visão, o meu modo de pensar. Aumentou o meu modo de pensar em desenvolver cada vez mais e me deu incentivo de não só costurar para a minha família e para mim, como pôr isso adiante, aprender mesmo e sair daqui um bom profissional, já pensando em investir, em buscar clientes lá fora, em expandir”, disse.

A palestrante Nirlânia Brito, da Sala do Empreendedor, destacou essa necessidade das futuras costureiras terem um novo olhar sobre a costura e investir no empreendedorismo como fonte de renda, por meio do conhecimento adquirido no curso promovido pela Prefeitura.
“A partir de hoje, entende-se que elas vão terminar o curso, mas já com essa mudança de mentalidade, que elas não estarão fazendo o curso apenas por fazer, mas com esse olhar de empreender, de criar um movimento, de liderar pessoas por meio do seu produto e, principalmente, expandir uma mentalidade de empreendedora”, ressaltou.










