Desenvolvimento Rural
Postado em 8 de dezembro de 2025 as 15:19:44
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), convoca os agricultores familiares que estejam com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo para comparecerem à sede da SMDR, que fica localizada na Rua Catão Ferraz, S/N – 1° Andar, Centro de Vitória da Conquista, para retirar o boleto de pagamento da parcela do seguro Garantia Safra até o dia 19 de dezembro.
“Este ano foram inscritos e habilitados 1.650 agricultores para receberem o carnê do Garantia Safra. O agricultor paga o valor R$ 12,00, que efetivamente o torna apto a receber o seguro nos anos seguintes, o seguro é destinado aos pequenos agricultores que plantam entre 0,5 a 6 hectares e que possuem renda familiar de até um salário mínimo”; disse o coordenador de fomento à Agricultura, Eduardo Castro.
- Eduardo
“A gente convida todos os agricultores que venham até a secretaria com um documento com foto que contenha o CPF e retire o carnê do Garantia SAFRA até o próximo dia 19 de dezembro. Durante os meses de agosto e setembro nós fizemos os cadastros do seguro e agora foram gerados os boletos que podem ser pagos até o dia 29 de dezembro. Estamos aqui de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h:00 para atender os produtores”; disse o técnico da SMDR, Matheus Ferreira.
Agricultores
Rosália Machado, que é moradora da comunidade quilombola do Povoado Baixão, já foi à SMDR buscar o boleto do pagamento “Eu já me inscrevi outras vezes e este ano venho novamente. Na roça,a gente planta feijão, laranja, banana e manga e nem sempre a colheita é boa, então é importante ter o benefício do governo”; disse.
Seu Juarez de Jesus mora no distrito de Pradoso e também foi até a SMDR retirar o boleto do garantia Safra dele e o da esposa. “Todo ano, a gente faz a inscrição e paga o boleto, tanto eu quanto minha esposa. Em nosso sítio, a gente planta milho, andu, feijão e mandioca, e ter esse apoio do governo é muito bom, é uma garantia, porque ajuda muito a gente”, ressaltou.
- Ana Maria
- Carlito Oliveira
- Rosália Machado
- Juarez de Jesus
“Eu moro na fazenda Poço Comprido, em Bate-Pé, e já tem uns cinco anos que me inscrevo. Ano passado eu não fiz a inscrição, mas esse ano eu conseguir fazer dentro do prazo. Eu planto milho todos os anos e espero por esse recurso, porque a gente precisa e nem sempre consegue colher o que plantou”, disse seu Carlito Oliveira.
“A gente fica muito feliz, porque é um valor que depois retorna e que ajuda muito o agricultor. Às vezes, a gente planta, mas nem sempre colhe, ano passado mesmo eu não colhi nada na minha produção e fico feliz por receber esse benefício”, disse Ana Maria, moradora do povoado Boqueirão.
Os agricultores que se inscreveram em 2024 podem receber o benefício entre o fim de 2025 e janeiro de 2026. Já os produtores que se inscreveram neste ano de 2025, devem receber o benefício entre o fim de 2026 e janeiro de 2027.












