Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 31 de agosto de 2024 as 17:20:15 e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 08:58:55
Durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres desenvolveu uma série de atividades para reverberar a campanha nacional Agosto Lilás, cujo objetivo é viabilizar medidas de proteção e autonomia das mulheres. O encerramento da programação aconteceu neste sábado (31), na comunidade remanescente quilombola de Lagoa de Maria Clemência, Zona Rural de Vitória da Conquista, em frente à Unidade de Saúde, com ações voltadas para mulheres e meninas.
O encontro contou com a participação de parceiros, a exemplo de faculdades particulares da área de saúde, e demais secretarias municipais, como Saúde (SMS), Desenvolvimento Rural (SMDR), Desenvolvimento Social (Semdes), Desenvolvimento Econômico (SMDE) e Governo (Segov). Foram oferecidos serviços médicos e odontológicos, inscrição do ID Jovem, massoterapia, vacinação, segurança alimentar, testes rápidos, entre outros. Também foram realizadas palestras de conscientização sobre os tipos de violência sofridos pelas mulheres, e o que fazer quando estiver nesse cenário, além de um momento de tirar dúvidas sobre os serviços prestados pela SMPM.
Enquanto as mães e familiares eram atendidas, as crianças estavam sob os cuidados de profissionais de entretenimento, o que contribuiu para despreocupar as mulheres presentes.
Quem auxiliou para que a ação acontecesse com o maior número possível de pessoas foi a moradora Jucélia de Jesus Santos, de 37 anos, que vê nesse tipo de iniciativa uma oportunidade única para a comunidade. “Aqui, temos uma equipe de saúde muito boa, que vem em semanas alternadas e a médica é muito atenciosa, explica tudo direitinho para a gente. Mas ter um momento como esse não tem nem como comparar porque ajuda muito quem não pode se deslocar para cidade, quem não tem tempo durante a semana. Sou nascida e criada aqui, e acho que Lagoa de Santa Clemência só tem a ganhar, por isso eu fiz questão de mobilizar todo mundo que eu conhecia”, explicou Jucélia.
A estudante de psicologia, Lara Carina Santos, de 23 anos, vai para a faculdade em Vitória da Conquista todos os dias, mas não tem tempo livre para cuidar dessas questões de saúde. Então, receber cuidados como os que foram oferecidos pela ação, para ela, foi uma benção. “Muito bom tudo isso aqui e sem a gente precisar pegar fila, pagar, ficar horas esperando. São muitos serviços de qualidade. Eu mesma já passei na nutricionista, dentista e me vacinei. E também pude conhecer muita coisa que eu ainda não conhecia. Quando a gente sabe dos nossos direitos, é muito melhor. A ID Jovem, por exemplo, foi a melhor coisa que eu fiz logo que entrei na universidade”, contou.
Agosto Lilás
Este ano, a campanha comemora os 18 anos da Lei Maria da Penha. Capitaneada pela SMPM, durante todo o mês, nas zonas urbana e rural de Vitória da Conquista, mais de 600 pessoas – envolvendo mulheres, meninas e homens – participaram dos encontros, palestras e atividades desenvolvidas com o intuito de trabalhar essa temática.
Para a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, o saldo da campanha foi bastante positivo. “É importante que a gente impulsione essa reflexão social, é uma conscientização necessária de se fazer através de movimentos com a nossa sociedade, com a nossa comunidade como um todo. Então, as ações foram realizadas dentro dessa perspectiva da mobilização social. O foco dessa campanha é a de que as mulheres passem a buscar as redes de apoio, busquem a nossa rede de proteção e conheçam os serviços que o município oferta para que essas mulheres rompam o ciclo, sobretudo o do silêncio, porque é esse que faz com que essas mulheres muitas vezes deixem de conhecer o direito delas”, afirmou a gestora da pasta.