Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 7 de agosto de 2024 as 13:10:08 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 15:58:02
Com o objetivo de promover ações voltadas à proteção e autonomia das mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) está mobilizada, em todos os seus setores, para oferecer diversas atividades relacionadas ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a mulher.
Nesta terça-feira (6), a Coordenação de Autonomia, através da Sala da Mulher Empreendedora, e a Coordenação de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, ofereceram palestras gratuitas para mulheres participantes de programas da pasta. Com o tema: “Alimentos funcionais na ansiedade: Verdade ou mito?”, uma palestra foi ministrada pelo mestre em Nutrição Leonardo Paraguaçu, que orientou as mulheres sobre a importância de uma alimentação saudável no combate à ansiedade.
Já a Sala da Mulher Empreendedora realizou seu primeiro encontro no Agosto Lilás, com exemplos de autonomia apresentados por empreendedoras locais. A empresária Vanilla Filemon, participante do programa há cerca de um ano, destacou a importância desse espaço para a transformação e incremento dos seus negócios. “Como empreendedora, hoje atendo uma rede de mulheres. Então, eu vejo esse espaço como algo que faz a diferença. Entrei aqui como empreendedora, e hoje vim aqui como convidada para compartilhar a minha experiência”, destacou a empresária.

Vanilla
Para a coordenadora da Sala da Mulher Empreendedora, Efigênia Ferreira, o evento serviu para abordar temas como diversidade e inovação nos negócios, além de promover a interação entre as participantes. “Isso é muito importante, porque muitas mulheres chegam aqui desacreditadas e aqui elas têm uma rede de apoio. Vejo muita transformação em muitas dessas mulheres e o apoio mútuo, o respeito. A principal abordagem da sala é o empreendedorismo para o empoderamento dessas mulheres”, salientou Efigênia.

Efigênia
A secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Ferreira, enfatizou o compromisso em promover ações que visam proteger e empoderar as mulheres da cidade durante o Agosto Lilás. “A gente tem trabalhado no sentido da prevenção, do combate, ampliando as políticas, buscando, sobretudo, o envolvimento social. Estamos vivendo isto, ao longo desses oito meses de criação da nossa secretaria, e mais especificamente agora com essa nova sede, onde podemos ampliar o alcance destes serviços”, complementou a secretária.