Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 13 de agosto de 2024 as 22:01:43 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 16:12:16
Nesta segunda-feira (13/08), aproximadamente 50 mulheres se reuniram no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), para participar do evento “Papo Ativo: vozes sobre igualdade. Entendendo a Lei Maria da Penha”. O encontro, que integra as atividades da campanha Agosto Lilás, promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), teve como foco principal a conscientização sobre a violência de gênero e a importância da Lei Maria da Penha na proteção das mulheres.

As palestras sobre a Lei Maria da Penha, que completa 18 anos neste mês, foram conduzidas por autoridades e especialistas no assunto, incluindo a delegada da Mulher, Christie Correia, (Deam), a advogada Liz Costa e a tenente Joice Nádilla, responsável pela Ronda Maria da Penha. Elas compartilharam conhecimentos e esclarecimentos essenciais para as participantes do Crav, reforçando a união entre os órgãos para combater a violência de gênero e oferecer apoio às vítimas.

Segundo a delegada Christie Correia, um dos desafios é fazer com que as mulheres que passaram por situação de violência identifiquem sua vulnerabilidade. “É fundamental que ela participe de toda a rede de enfrentamento da parte assistencial e da parte jurídica também. A própria Lei Maria da Penha traz os órgãos que acompanham a rede de enfrentamento em Vitória da Conquista, e todos estão engajados para fazer cessar a violência”, destacou Christie.

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, a importância dessa ação é prestar o acolhimento e ao mesmo tempo integrar as participantes às demais ações da Rede de Enfrentamento à Violência. “A Lei Maria da Penha vem sofrendo evoluções e pode fazer a diferença na vida dessas mulheres, porque a gente não apenas acolhe mulheres do ponto de vista da violência doméstica, mas aquelas que já vêm sendo acompanhadas e que já estão naquela fase de superação”, complementou Viviane.

Durante o evento, a SMPM também forneceu atividades e lanches para as crianças presentes, fortalecendo o apoio integral às famílias. Ao final, as referenciadas foram homenageadas e contribuíram com depoimentos e declarações, reafirmando a importância desse trabalho de conscientização e assistência.







