Desenvolvimento Social
Postado em 13 de agosto de 2021 as 12:30:21
Uma série de Rodas de Conversa é realizada com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a população pelo fim da violência doméstica contra a mulher. A campanha Agosto Lilás é promovida por meio da parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Nessa semana, as atividades foram destinadas aos públicos atendidos na Biblioteca Municipal e no Centro Pop Adulto.
Na quinta-feira (12), usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a população em situação de rua (Centro Pop Adulto), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), ouviram a delegada Gabriela de Diego Garrido, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), que enfatizou a necessidade de fazer uma campanha inclusiva para todas as pessoas do município.
A delegada Gabriela disse que a violência doméstica atinge toda a sociedade, inclusive as moradoras de rua. “Os moradores de rua são pessoas que integram o município e devem ser alvos de políticas sociais e, consequentemente, de atenção da Deam também. Acho importante que estejamos levando informação para essa população menos favorecida e socialmente fragilizada”. Com público masculino predominante no evento, considerou ser um trabalho de conscientização “porque a violência doméstica é institucionalizada, fruto de uma sociedade machista que vivemos”.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Dayana Eveline Andrade dos Santos Araújo, informou ser a primeira vez que a representante da delegacia foi ao Centro Pop para desmistificar o papel do poder policial para a população em situação de rua. Ela enfatizou: “ao contrário do que muitos imaginam, existe sim violência contra a mulher no meio em que eles vivem. Já realizamos alguns atendimentos e, trazer Gabriela aqui, foi de extrema importância para falar do tema com eles”.
Para o gerente do Centro Pop Adulto, Átila Silva Ramos, “a ideia do encontro foi simplificar a conversa para que possamos contextualizar na medida que trazem informações, contexto, vivências, exemplos da própria família deles. Que o conhecimento possa ser aprendido da melhor forma possível e que eles possam entender, dentro do contexto de vida deles, o que a doutora Gabriela trouxe”. Ele também destacou que, na atual gestão, este trabalho de conscientização sobre o Agosto Lilás alcança a população em situação de rua. “Todo cuidado ofertado a essa população é bem intencionado, é direcionado com a proposta de reforçarmos a necessidade de cuidar desse público”.
Usuária do Centro Pop Adulto, B.S.O. considerou o encontro muito bom. Ela diz que já foi vítima de violência e valorizou a presença da delegada Gabriela no local. “Acho este trabalho muito importante que está sendo feito aqui com a delegada. O governo está de parabéns nesta área do Centro Pop. É muito importante este trabalho da Prefeitura”.
Agosto Lilás e a literatura – Um dia antes, na quarta-feira (11), foi realizada na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, a Roda de Conversa com o tema “A violência contra a mulher e a literatura” que teve a mediação da mestra em direito Bianca Silva, com a participação da delegada titular da DEAM, Gabriela Garrido e vítimas de violência.
Segundo a gerente da biblioteca, Jeane Marie, haverá mais rodas de conversas e momentos de troca de experiências como o de hoje. “O projeto foi pensado justamente para a ressignificação do espaço da biblioteca, onde o espaço deixa de ser somente físico, e passa a abarcar mais momentos e troca de experiências”.
Para Samily Chagas, uma das participantes, esse espaço de conversa foi importante para a conscientização sobre a violência que muitas mulheres sofrem. “Agradeço a oportunidade de participar aqui hoje e de trocar vivências com todas essas mulheres sobre este tema que é de suma importância ser falado”.