Na tarde desta quarta-feira (6), as portas do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav) foram abertas para receber representantes do Batalhão de Policiamento e Proteção à Mulher para os municípios de Salvador e Lauro de Freitas, e também da Ronda Maria da Penha, que atua em Vitória da Conquista. A visita faz parte da programação do Agosto Lilás, que este ano tem como tema “Fala, Maria. Toda voz conta. Toda denúncia salva!”
Na oportunidade, os policiais conheceram o trabalho desenvolvido pelo Crav e as ações voltadas para a promoção dos direitos das mulheres e sua plena integração social, política, econômica e cultural realizadas pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM). Ainda durante o encontro, foram debatidas ações em conjunto para o combate à violência de gênero.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, esteve na reunião e destacou a importância da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos. “Para que esse mecanismo seja efetivo e que essa política se consolide no nosso município precisamos dialogar com todos os órgãos que integram a rede de proteção. E esses órgãos também precisam estar cientes sobre os serviços que ofertamos”, completou.
O comandante do Batalhão de Policiamento e Proteção à Mulher para os municípios de Salvador e Lauro de Freitas, Rafael Lino, avaliou de modo positivo as atividades desenvolvidas em Vitória da Conquista. “A gente percebe o compromisso em bem servir essas mulheres que estão em situação de violência e fica muito feliz que esta cidade tenha uma equipe tão bem preparada”, disse.
E a tenente Velânia Amaral, que acabou de assumir o comando da Ronda Maria da Penha, no município, completou: “vamos continuar estreitando os nossos laços com a Rede de Proteção e com a Secretaria de Políticas para Mulheres, porque nós entendemos que essas mulheres vulneráveis à violência necessitam resgatar a sua autoestima, resgatar a sensação de segurança e resgatar até mesmo a sua própria vida”.
A programação do Agosto Lilás – “Fala, Maria. Toda voz conta. Toda denúncia salva!”, segue até o dia 29 de agosto.