Durante todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos promovem a campanha Agosto Dourado, com diversas atividades voltadas à conscientização e ao esclarecimento sobre a importância da amamentação. A cor dourada, representativa do padrão ouro de qualidade do leite materno, é símbolo deste mês dedicado ao apoio à amamentação.

Este ano, o tema central da campanha é “Amamentação, apoie em todas as situações”, enfatizando a necessidade de suporte contínuo e abrangente à amamentação em diversas circunstâncias, especialmente durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM).

A Atenção Básica, que ocupa um espaço estratégico nas ações educativas em saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), promoverá durante este mês, dias D de mobilização nos territórios das unidades de saúde nas zonas urbana e rural, com atividades focadas no incentivo à amamentação exclusiva com leite materno durante os primeiros seis meses de vida, reforçando a importância desse ato para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Na segunda-feira (19), os grupos de gestantes receberão visitas da equipe do Banco de Leite Humano (BLH) nas unidades de saúde, para discutir o tema central da campanha. Além disso, serão realizadas visitas de vinculação das gestantes ao BLH, com as mobilizadoras do Programa Primeira Infância (PIS) no SUAS.

No dia 21 de agosto, haverá um encontro com o grupo de gestantes “Projeto nove meses”, da empresa Dass, para um bate-papo sobre a amamentação. No dia 28 de agosto, a equipe do BLH também fará palestras direcionadas aos pais da Unidade de Saúde da Família Urbis VI, pela manhã e à tarde.

O evento de encerramento será na sexta-feira (30), direcionado às mães doadoras de leite materno da rota domiciliar e do Alojamento Conjunto, no auditório do Hospital Esaú Matos, às 14h. Na atividade terá palestras educativas sobre amamentação e higiene oral em lactentes com participação da equipe do Sesc.