Na manhã desta sexta-feira (13), dois agentes do Simtrans, durante patrulhamento na Praça Sá Barreto, encontraram um homem caído e inconsciente. Após verificar os sinais vitais, os agentes Tcharles Coelho e Robson Freitas, que possuem mais de 10 anos de serviço no Simtrans, constataram que ele havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e iniciaram os procedimentos de reanimação, ao mesmo tempo em que acionavam a equipe do Samu 192.

Graças ao atendimento inicial e à rápida ação dos agentes, o procedimento foi bem-sucedido, garantindo que o homem recebesse os cuidados necessários antes da chegada da ambulância que o encaminhou vivo ao Hospital Regional de Vitória da Conquista (HGVC).

Simtrans (imagem ilustrativa)

Assim como Tcharles e Robson, os demais agentes do Simtrans são capacitados periodicamente em primeiros socorros, uma formação que é parte integrante do treinamento da corporação. “Nossos agentes são preparados para prestar o primeiro atendimento e isolar o local em situações de emergência”, explicou Jamilly Alves, coordenadora de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O coordenador de enfermagem do Samu 192, Gustavo Cabral, manifestou o agradecimento em nome da entidade, elogiando a atuação dos agentes do Simtrans. “O atendimento prestado foi fundamental para a sobrevivência do paciente. Eles agiram rapidamente e com eficiência”, destacou.

Este não é o primeiro atendimento de emergência prestado por servidores à população de Vitória da Conquista. Em maio deste ano, a moradora do bairro Cruzeiro, Maria Aparecida, estava só em sua residência quando entrou em trabalho de parto. Após pedir socorro, ela foi ajudada pelo agente de limpeza, Alan Passos, que estava passando pelo local. Alan prontamente aplicou manobras de emergência que aprendeu em seu curso de bombeiro civil.

“Ouvi os gritos de socorro e fui ajudar. Ela estava sem forças, e tentei realizar o parto da melhor maneira possível. Depois, chamei o Samu 192, que chegou rapidamente para levar mãe e bebê ao hospital”, relatou Alan na ocasião do resgate de Maria e de sua filha, a pequena Ester.

Da mesma forma que o Simtrans, os agentes da Guarda Municipal também são treinados para prestar os primeiros socorros em casos de extrema necessidade, como ocorreu na manhã de hoje com os agentes do Simtrans. Segundo o comandante da GM, Capitão Cristóvão Lemos, os agentes da Guarda sempre se deparam com situações de pessoas passando mal e prestam o apoio necessário até a chegada do Samu 192. “Eles estão preparados para fazer o melhor sem agravar a situação do paciente. Em caso de acidente, por exemplo, devem isolar a área e aguardar a chegada do socorro especializado, mas em situações que não dá tempo, como a manobra de desengasgo, por exemplo, os nossos agentes estão preparados para entrar em ação”, disse o comandante.

Para garantir ações de salvamento por parte desses profissionais, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem oportunizado treinamentos e capacitações em primeiros socorros, sobretudo aos setores que lidam diretamente com a população, como as secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesep), de Mobilidade Urbana (Semob) e a própria Guarda Municipal. Os servidores, por sua vez, retribuem, dedicando aos munícipes serviços que vão além de suas obrigações oficiais e cotidianas.