Notícias
Postado em 12 de dezembro de 2024 as 13:25:11

Mobilização na Av. Olívia Flores
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, realizou na manhã desta quinta-feira (12), o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte da campanha nacional Dia D Contra a Dengue, que acontece até sábado em todo o país.
Em Vitória da Conquista, os agentes de endemias se dividiram em três equipes e se concentraram na Avenida Olívia Flores, na feira do Bairro Brasil e e na Praça Nove de Novembro. “Nossa finalidade é divulgar as ações do programa de dengue, e orientar como o morador deve fazer para se proteger do mosquito, para evitar cabeças-de-prego dentro dos vasos e caixas d’água. Então nós estamos mobilizando a população para que ela também, junto com os agentes, evite a reprodução do mosquito, porque só não tem dengue se não tiver mosquito”, disse Renato Freitas, coordenador de Endemias.
- Renato
- Marinalva
Durante a toda manhã, as equipe abordaram a população nos pontos da ação. Na Feira do Brasil, a conversa com os feirantes e a entrega de panfleto com orientação ajudaram a tirar dúvidas de Marinalva Viana, moradora do Campinhos, sobre as formas de se proteger contra o mosquito. “Eu acho muito importante, né? Esse mosquito é perigoso. Minha irmã pegou dengue e ficou muito mal mesmo, muita dor no corpo. Mas graças a Deus que agora ela está bem. Então, tem que prestar muita atenção no nosso quintal, no quintal do vizinho e no terreno baldio, porque às vezes as pessoas também jogam lixo que pode acumular água. É muito perigoso”.
Como eliminar o Aedes aegypti: Para eliminar o Aedes aegypti, é importante esvaziar garrafas pet, potes e vasos, guardar pneus em locais cobertos, limpar bem as calhas de casa, manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, colocar areia nos pratos de vasos de planta, amarrar bem os sacos de lixo e não acumular sucata e entulhos.
Sintomas que podem ser dengue: Caso sinta febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.
- Marinalva