Promover a aproximação entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última semana, na Escola de Formação em Saúde da Família, a oficina “Fortalecendo Laços” voltada para os Agentes Comunitários de Saúde.

Glícia Miranda

Os mais de 500 agentes de saúde foram divididos em onze turmas que, inicialmente, debateram sobre a pessoa com deficiência e o trabalho realizado pelo Cemerf. “Os agentes tiveram a oportunidade de conhecer o Cemerf, o que é uma pessoa com deficiência física e com deficiência auditiva e receber noções iniciais sobre a reabilitação”, explicou a coordenadora do Cemerf, Glícia Miranda.

Maria Vitória de Oliveira

A agente comunitária de Saúde do Centro de Saúde Dr. João Melo Filho, Maria Vitória de Oliveira Santos, acredita que depois do curso será bem mais fácil abordar a pessoa com deficiência em sua área de trabalho. “Essa oficina nos fez compreender melhor a importância do Cemerf, nos possibilitou o estreitamento de laços e nos permitirá ajudar mais aqueles que mais precisam de nós”, avaliou Vitória.

O Cemerf funciona na Avenida Olívia Flores, ao lado do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Implantando em Vitória da Conquista no ano de 1999, o Centro faz parte de uma série de serviços especializados mantidos pela Prefeitura Municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em medicina física e reabilitação, prestando assistência à pessoa portadora de deficiência física, auditiva e problemas motores.