Em reunião no Gabinete Civil da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira, 17, o prefeito Guilherme Menezes e a secretária de Infraestrutura, Débora Rocha, receberam os representantes da empresa IBI – Engenharia Consultiva. Durante o encontro, os técnicos da IBI-Engenharia apresentaram ao Governo o projeto básico para construção da Barragem do Rio Pardo.

O técnico da empresa, Orlando Freitas, destacou que o projeto finalizado permitirá à Prefeitura buscar apoio dos órgãos financiadores do Governo Federal para a implementação da barragem. Orlando disse ainda que a barragem terá o potencial para gerar energia elétrica e comportar 327 milhões de metros cúbicos de água.

O prefeito Guilherme Menezes destacou que a Administração Municipal tem recebido a manifestação positiva de empresas com experiência na área de construção de barragens e avaliou que a Barragem do Rio Pardo será fundamental para independência hídrica da região. “É um projeto grande, uma demanda histórica de Vitória da Conquista que tem tido o apoio do Ministério da Integração Nacional, e agora, com o projeto básico concluído, buscaremos garantir que os recursos necessários para a execução dessa obra sejam reservados no orçamento geral da união”, explica.

A licitação para o projeto de construção da barragem foi concluída no segundo semestre de 2012, tendo como vencedora a empresa IBI – Engenharia Consultiva. Após a garantia dos recursos, a fase posterior será a do licenciamento ambiental da área e a abertura de um novo processo licitatório, a fim de escolher a empresa que executará a construção da barragem. Estima-se que a obra, orçada em R$ 214 milhões, deva gerar mais de 500 empregos diretos em Vitória da Conquista. Segundo o projeto, o cronograma de execução da obra a partir da licitação será de 36 meses.