A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório do Cemae

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade

Com o intuito de fortalecer as políticas públicas de segurança no âmbito da comunidade escolar, a Polícia Militar está ampliando as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Para somar esses avanços, na manhã desta sexta-feira, 19, a Polícia Militar realizou a formatura dos 41 policiais que participaram do Curso Nacional de Formação de Instrutores do Proerd e que atuarão nos municípios da região sudoeste.

Valdemir Dias

Realizada em solenidade marcada pela diversidade de apresentações artísticas e pelas homenagens, a formatura dos novos instrutores contou com a presença de autoridades da Polícia Militar – a exemplo do coronel Mozart Santos Lima, da tenente-coronel Margarida Brandão e do tenente-coronel Ivanildo Silva – dos poderes Executivo e Judiciário, do Exército Brasileiro e de representantes da comunidade escolar e da sociedade civil. Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Valdemir Dias, representou o prefeito Guilherme Menezes. “Todas as forças estão sendo somadas para o combate às drogas e à violência e esse trabalho da PM é belíssimo. Todas as escolas do município estão abertas a esse projeto”, declarou Valdemir Dias ao destacar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a PM no âmbito do Programa.

Autoridades da PM

Coral do Conquista Criança

Para celebrar a formação dos novos policiais que trabalharão no combate às drogas com crianças e adolescentes dentro das escolas do município das redes pública e privada, centenas de crianças mostraram talento ao se apresentarem na solenidade por meio do Projeto Escola Mais. Também se apresentaram educandos que participam do Coral e da banda de percussão Baticum, ambos do Programa Conquista Criança. A banda da PM também abrilhantou a solenidade realizada no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae).

O Curso Nacional de Formação de Instrutores do Proerd foi realizado no 9ª Batalhão de Vitória da Conquista, entre os dias 8 e 18 de setembro, e teve duração de 80 horas. “Aqui estamos formando bravos guerreiros que estão se juntando a mais de 300 instrutores do Proerd em todo o estado. É uma satisfação para a Polícia Militar tê-los em nosso quadro de ‘proerdianos’”, enfatizou o coronel Mozart Santos Lima, diretor de Ensino da Polícia Militar da Bahia e coordenador estadual do Proerd.

Tenente-coronel Margarida Brandão, representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública

41 novos instrutores

Representando a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a tenente-coronel Margarida Brandão, facilitadora e coordenadora do curso, informou que até junho de 2015, cerca de 2.000 alunos serão beneficiados com as ações do programa em Vitória da Conquista. “Estamos aqui representando a Secretaria Nacional de Segurança Pública que foi o órgão responsável em trazer a equipe de capacitação do Rio Grande do Norte para estar aqui nesse curso em Vitória da Conquista. Com a formação, os policiais militares serão agora empregados, além do seu serviço operacional, nas escolas públicas e privadas atuando e orientando as crianças na questão da prevenção às drogas e à violência”, informou.

Saiba mais – O Proerd é um projeto criado nos Estados Unidos que foi implantado na Bahia, em 1983, com o objetivo de trabalhar o combate às drogas com crianças e adolescentes dentro das escolas.

O trabalho é realizado com jovens de 12 a 17 anos dentro das salas de aula e em parceria com as famílias. “O objetivo é fortalecer as ações para que nossas crianças digam não às drogas e à violência. O Proerd está em mais de 60 países e o trabalho preventivo de educação que realiza faz a diferença”, disse o capitão Valdomiro Rodrigues Silva, responsável pelo Proerd em Vitória da Conquista.