Notícia Destaque
Postado em 9 de setembro de 2013 as 19:13:01
Na tarde desta segunda-feira, 9, a equipe da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista se reuniu com a articuladora territorial do Plano Juventude Viva – desenvolvido pelo Governo Federal -, Sayonara Malta, no Salão Nobre do Gabinete Civil. O objetivo do encontro foi discutir e articular a implantação do plano em Vitória da Conquista. Estiveram presentes representantes de diversas secretarias municipais.
O Juventude Viva reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens. Na oportunidade, o coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano, destacou a importância do plano para o município. “Vitória da Conquista possui uma série de políticas voltadas para a juventude e esse plano vem justamente para somar. A partir dele poderemos discutir e implementar políticas públicas voltadas ao combate de toda forma de violência contra a juventude”, disse.
O comandante da Base Comunitária de Segurança, Capitão Hilderim Tomás, destacou a participação da polícia no plano. “A polícia precisa acompanhar as modificações sociais, as novas demandas do estado democrático de direito relacionadas a alguns contextos bem específicos. Um deles é tratado justamente pelo programa juventude viva que diz respeito a violência que incide sobre determinado público; e a polícia precisa necessariamente estar antenada em relação a essas questões para que possa tratar melhor, de forma mais coerente e se orientar operacionalmente nos seus trabalhos, para atender melhor a população”, destacou.
Para a articuladora territorial do Juventude Viva, Sayonara Malta, o encontro foi uma oportunidade para articular ações intersetoriais para o plano. “A gente teve hoje um momento de encontro intersetorial articulado pelo coordenador de juventude e o coordenador da promoção da igualdade racial que foi um momento muito especial, que identifica o quanto que o município de Vitória da Conquista está comprometido, empenhado com o tema. É difícil a gente chegar em um município e encontrar tanta receptividade e abertura para receber e se dedicar ao plano. O momento de hoje foi muito feliz para darmos o pontapé inicial no Plano em Vitória da Conquista”, assegurou.
As ações do Plano Juventude Viva visam a ampliação dos direitos da juventude, a desconstrução da cultura de violência, a transformação de territórios atingidos por altos índices de homicídios e o enfrentamento ao racismo institucional, com sensibilização de agentes públicos para o problema. Em outubro, haverá um novo encontro dando sequência as discussões para implantação do plano no município.










