Gestão e Inovação
Postado em 28 de abril de 2025 as 13:07:15
A Prefeitura, através do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), promoveu nesta segunda-feira (28) um treinamento básico sobre segurança do trabalho, que contou com a participação de cerca de 30 servidores municipais. A capacitação faz parte das atividades do Abril Verde que é dedicado à adoção de medidas preventivas e ao incentivo da cultura de segurança principalmente no ambiente de trabalho.
Ministrada pelo técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Marcelo Rocha, a atividade formativa aborda técnicas de combate a incêndios, com o manuseio dos extintores, além de primeiros socorros e simulações de acidentes de trabalho com o uso de bonecos. “Hoje daremos ênfase em primeiros socorros, preparando os participantes para enfrentar situações de parada cardíaca, ou engasgos em que se possa executar as manobras de salvamento”, explicou Marcelo.
Outro tópico abordado pelo técnico durante o treinamento são as atualizações da Norma Regulamentadora 1 (NR1), que entrarão em vigor a partir deste mês de maio. “Tem fatores como os riscos de psicossociais que foram incluídos e também atualizações nos protocolos de primeiros socorros”, completou o técnico.
Aprovada no último concurso para agente administrativa da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), Verônica Meira declarou que se sentiu motivada a fazer o primeiro curso desde que foi nomeada, como a oportunidade de agir em situações de emergência. “É bom para a gente ter, pelo menos, uma noção de como funciona os primeiros socorros, ainda mais quem presta atendimento ao público e tudo que for para aumentar a minha base de conhecimento, eu acho muito importante”, afirmou a servidora.
Outra servidora da Semgi, Márcia Silva, afirmou já ter se deparado com situações que requerem primeiros socorros. “Já me deparei com algumas situações, até mesmo no próprio setor, e sei que é bom ter um pouco mais de conhecimento para o caso de surgir alguma situação que necessite ter noção de como resolver ou de solicitar o socorro. E o conhecimento não ficar só aqui, porque eu tenho certeza que quem aprender aqui levará adiante para os familiares e colegas de trabalho”, salientou Márcia.