Notícias
Postado em 14 de maio de 2013 as 17:12:37 e atualizado em 20 de maio de 2013 as 12:09:39
A abertura do primeiro seminário do Projeto Conquista aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família, abordando o tema: “Um olhar para o câncer a partir da Atenção Primária. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS) e o Ministério da Saúde Pública de Cuba (Minsap).
O evento tem por objetivo a sensibilização dos profissionais de saúde sobre a atenção ao câncer a partir da Atenção Primária. A abertura contou com a presença de representantes do Governo Municipal, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, do coordenador Geral de Prevenção e Vigilância do Inca, Cláudio Noronha, da coordenadora de projetos da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS), Caroline Duarte, da diretora da 20a Diretoria de Saúde (Dires), Marilene Ferraz, e da médica da Sección Indepnendiente de Control de Cáncer, do Ministério da Saúde Pública de Cuba (Minsap), Gisela Abreu.
Durante sua fala, a representante da FESF- SUS destacou as diversas parcerias, “isso demonstra o quanto o projeto é importante, principalmente para a Atenção Básica. Nestes dois dias estaremos aprofundando mais ainda sobre o tema”, destacou Caroline Duarte.
“Essas ações fortaleceram a Atenção Básica e já estão em consonância com a proposta do Ministério as Saúde com novos protocolos de doenças crônicas, que serão implantados nas Unidades de Saúde”, informou Marilene Ferraz.
O projeto conta com a parceria do Inca, que oferecerá o apoio técnico para o desenvolvimento das ações em Conquista. “Para o Inca, esse projeto é muito importante, é uma experiência inovadora, em que serão desenvolvidas práticas para que o câncer possa ser visto a partir da Atenção Primária”, esclarece Cláudio Noronha.
Para Gisela Abreu, o projeto é uma oportunidade para o desenvolvimento de novas tecnologias para o controle de câncer. “Para nós do governo de Cuba é uma satisfação essa parceria. Estamos esperançosos com os resultados, é um passo para o sonho que nós temos para o controle do câncer em Cuba e no Brasil”, ressaltou.
Com o tratamento do câncer a partir da Atenção Primária, a rede de saúde de Vitória da Conquista será organizada. “Nosso desafio será acolher o paciente com câncer também nas unidades de saúde e não só na atenção especializada”, explica Márcia Viviane.
Segundo Fernando Vasconcelos, o projeto contará com o apoio da Câmara de Vereadores. “Para nós, esse projeto é muito importante, pois trata de um tema muito delicado e que assusta toda população”.
A parceria com Cuba foi acordada oficialmente em 15 de março de 2013, a cooperação entre os dois países pretende não só mudar o olhar do câncer como doença terminal para doença crônica, mas também a mudança da forma do tratamento, que terá o suporte mais ativo da Atenção Primária. “Quando a gente escolhe com quem caminhar, a gente já escolheu o caminho que queremos percorrer”, declarou Guilherme Menezes, sobre a parceria com os cubanos e com o Inca.
A programação inclui três conferências abertas ao público que tratarão da situação do câncer no Brasil e em Cuba e o cuidado a partir da atenção primária. Durante o evento, serão realizadas ainda quatro oficinas para os profissionais da área de saúde, com os temas câncer do colo do útero, de mama e de pulmão (tabagismo) e cuidados paliativos, ministradas por técnicos do Inca e profissionais do Município de Vitória da Conquista.
O Projeto Conquista:Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país nesse projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. A cidade foi selecionada por apresentar tempo de investimentos na atenção básica, como coordenadora do cuidado superior há 10 anos; localização na região nordeste do Brasil; população acima de 100 mil habitantes e abaixo de 500 mil habitantes, um tamanho de rede que permitisse as proporções de um projeto piloto em área demonstrativa. A cobertura de saúde da família acima de 50%, de serviços oncológicos; a referência regional de saúde para impacto ampliado do projeto e o histórico de êxito na implantação de projetos na atenção básica também fizeram parte dos requisitos para o município ser escolhido.
A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer. O projeto se encontra dentro de uma ampla parceria internacional entre os dois países para a área da saúde, envolvendo também a colaboração no campo da produção de biotecnologia.
Um dos temas da Cooperação Internacional são as ações terapêuticas e o programa de controle do câncer. Dentro desse tema de cooperação, está sendo desenvolvido o Projeto 3: Programas de Controle do Câncer em áreas demonstrativas de Brasil e Cuba, com duração prevista de três anos (2012- 2015). O Projeto Conquista está contido no Projeto 3 da Cooperação, sendo a área demonstrativa brasileira selecionada.







