Governo
Postado em 8 de junho de 2013 as 18:46:36 e atualizado em 10 de junho de 2013 as 21:33:30
Além de reunir mais de 600 delegados, eleitos pela população de todos os bairros e povoados do Município, representantes de movimentos sociais e toda a equipe de secretários, coordenadores e gerentes da Prefeitura Municipal, a abertura do 10° Congresso do Orçamento Participativo também contou com a presença de vereadores de Vitória da Conquista e de representantes de municípios vizinhos. O evento está sendo realizado, durante todo o dia de hoje, 08, no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae).
Participaram da mesa de abertura o Vice-Prefeito, Joás Meira, o Deputado Estadual, Marcelino Galo, o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, o líder do Governo na Câmara, Florisvaldo Bittencourt, o Secretário de Governo, Edwaldo Alves, o coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto, o Presidente do Movimento Unificado de Moradores, Lucas Hipólito, o representante da Executiva do OP, Tiago Santos, além do Vice-Prefeito de Livramento, Gerardo Júnior e o do Vice-Prefeito de Itabuna, Wensceslau Júnior.
Wensceslau veio para Vitória da Conquista com uma comitiva do governo de Itabuna para um Encontro de Cooperação Técnica entre as duas Administrações Municipais. “É uma honra participar desse momento tão significativo em que a população pode opinar e ajudar a melhorar a cidade cada vez mais. Um dos motivos da nossa vinda foi justamente acompanhar o OP, porque sabemos que é uma experiência consolidada”, afirma o Vice-Prefeito.
Segundo o Secretário de Governo, Edwaldo Alves, o Orçamento Participativo se caracteriza ao discutir a questão de cada bairro e coletivamente construir uma cidade melhor. “Em Vitória da Conquista foi escolhida a forma mais democrática de governar, ouvindo a população. É por essa questão que a evolução da cidade é evidente”, diz Edwaldo. O coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto, complementa afirmando que a equipe do OP foi recebida com festa em diversos locais onde foram realizadas plenárias. “Vitória da Conquista é construída de maneira democrática e igualitária, em cada local que nós passamos, conseguimos perceber uma marca do Governo Participativo”, conta João.
Durante o evento também foi anunciado o resultado do OP Digital, que vai contemplar os bairros Espírito Santo e São Pedro com quadras poliestportivas. A participação popular via internet ocorreu por meio do preenchimento de uma ficha de cadastro.
O líder do governo na Câmara, Florisvaldo Bittencourt disse que estava se sentindo em casa. “Também já fui delegado do Orçamento Participativo e sei como é participar de um evento como esse. Estamos aqui para definir as políticas públicas que serão desenvolvidas na cidade através da mobilização popular. Vamos andar juntos para construir uma cidade melhor”, comentou.
O Deputado, Marcelino Galo, afirmou durante a sua fala que o OP é uma experiência fundamental para toda a cidade. “Ela talvez explique de forma mais transparente a longevidade desse projeto político em Vitória da Conquista”.
Por fim, o vice-prefeito Joás Meira comentou da grande alegria estar num evento dessa importância. “Este é um Governo do diálogo e conseguimos aplicar bem as nossas verbas porque podemos contar com a ajuda da comunidade opinando e participando. Que saiam decisões sábias daqui hoje e que Vitória da Conquista continue sempre crescendo”, finalizou.
Após as falas, foi feita a Leitura e aprovação do Regimento Interno, que precedeu os trabalhos em grupo.