A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início na manhã desta quinta-feira, 13, à sexta Conferência Municipal de Educação (Comed), no auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães. O evento visa discutir temas complementares específicos para a definição das políticas educacionais regionais e locais, revisar o plano de educação, apresentar as diretrizes, as metas e as ações municipais a serem articuladas nas instâncias Estadual e Federal da Educação, bem como instituir e qualificar os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

O diretor da Direc 20, Ricardo Costa

Na oportunidade, o diretor da Direc 20, Ricardo Costa, enalteceu o trabalho do estado de estabelecer parcerias com os municípios na luta pela melhoria da educação. “Temos nos empenhado em colaborar com os municípios da regional, a fim de debater de forma democrática a educação, para que possamos traçar os caminhos para a efetivação de uma educação universal e com garantia de qualidade social”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos da Ibiapaba e Silva, esta é uma oportunidade muito importante para o município de Vitória da Conquista. “Com esta conferência, pretendemos elaborar e fortalecer as políticas públicas do Governo Federal para todas as localidades deste país. Fomos convocados a pensar a educação a partir do município de Vitória da Conquista e o meu desejo é que possamos produzir muitos trabalhos para contribuir para a qualidade da educação municipal e nacional”.

O vice-prefeito, Joás Meira, aproveitou a ocasião para destacar a responsabilidade de todos com a educação municipal. “Todos nós temos a responsabilidade de buscar a melhoria da educação. Acreditamos que o processo do conhecimento liberta o povo da ignorância. Quem aplica as informações que recebe de forma adequada certamente não será subserviente. Será um povo que pensa, decide, dialoga e que se prepara para os enfrentamentos da vida. Aqui serão estabelecidos planos para a educação municipal e estamos abertos a ouvir proposições que possam transformar ainda mais nossa realidade”.

Durante todo o dia, o público participará dos sete eixos temáticos que acontecerão simultaneamente, abordando os seguintes assuntos: o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e, por fim, Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.