Notícias
Postado em 25 de fevereiro de 2012 as 23:46:33
e atualizado em 11 de dezembro de 2012 as 21:52:12
A participação popular na gestão pública permite que os cidadãos intervenham na tomada de decisões administrativas, orientando os gestores para que adotem medidas que atendam ao interesse da comunidade. Com o intuito de debater essas questões e intensificar a participação da sociedade civil na fiscalização, controle, monitoramento e avaliação da gestão, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria da Transparência e do Controle, promoveu nesse sábado, 25, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social/Consocial.
representarão Vitória da Conquista e defenderão as propostas levantadas na Conferência Estadual que acontecerá em Salvador no final do mês de março. “O mais interessante desse evento é debater diretamente as necessidades de controle do setor público, com relação aos gastos, aplicação de recursos e informações, e apresentar propostas levantadas pela própria sociedade”, declarou o secretário municipal da Transparência e do Controle, Mizael Bispo. Dos delegados eleitos, 60% são representantes da sociedade civil, 30% do poder público e 10% dos conselhos de políticas públicas.
Todas as discussões levantadas na 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social de Vitória da Conquista circularam em torno de quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
Para o prefeito Guilherme Menezes, discussões envolvendo o controle social trazem benefícios para toda sociedade e para os próprios gestores na medida em que possibilitam maiores informações acerca dos grandes anseios da população. “O debate para intensificar a participação é de suma importância. Em Vitória da Conquista, hoje, o orçamento público é debatido 100% com a comunidade por intermédio dos delegados dos conselhos da zona urbana e rural”, informou.
Conheça como participar das discussões da gestão pública municipal em Vitória da Conquista:
•Conselhos Municipais – Atualmente, o município mantém 15 conselhos municipais em pleno funcionamento;
•Conselhos Locais – Existem 36 conselhos locais de saúde atuando em Vitória da conquista;
•Orçamento Participativo – São mais de mil pessoas entre delegados do Orçamento Participativo e conselheiros;
•Órgãos de fiscalização – Vitória da Conquista foi uma das primeiras cidades do Brasil a contar com uma secretaria específica para a fiscalização dos gastos municipais: a Secretaria Municipal da Transparência e do Controle;
•Portal da Transparência – Através do endereço eletrônico http://www.transparenciaconquista.ba.gov.br/, os cidadãos podem acompanhar de casa a aplicação do dinheiro público, por meio de informações detalhadas sobre convênios, despesas e receitas, além de decretos, leis municipais, estaduais e federais e projetos de lei.
•Ouvidoria Municipal – É um canal de diálogo fácil, acessível e direto de participação popular. Com ela, a população pode contribuir com as melhorias nos serviços prestados pelo Governo Municipal. Por meio desse serviço, o cidadão pode apresentar demandas, sugestões, reclamações ou elogios pelo telefone 0800-2845857 ou pelo atendimento presencial, na sede da Ouvidoria Geral do Município, localizada na Rua Coronel Gugé, nº 401, Centro. Também é possível fazer o registro pelo site www.pmvc.ba.gov.br/ouvidoria.





