Cultura
Postado em 17 de dezembro de 2025 as 10:18:43
A Secretaria Municipal de Cultura promoveu nesta terça-feira (16), no Cine Teatro da Praça CEU J. Murillo, a formação da primeira turma da Oficina de Habilitação e Captação de Recursos para Projetos Culturais. Voltada para artistas, produtores e agentes culturais, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer o setor cultural local e qualificar os agentes no acesso às políticas públicas.

Com foco na elaboração de projetos para a Lei Paulo Gustavo (LPG), na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e propostas para a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), a formação é orientada pela produtora artística e cultural, Katarine Alves, especialista em elaboração de projetos culturais, e deverá qualificar 100 inscritos, divididos em duas turmas e em dois dias de formação.
O representante da Secretaria Municipal de Cultura, Marley Vital, explicou que a oficina de captação de recursos para projetos culturais surge como uma iniciativa decorrente das ações de fomento na modalidade de formação. “A proposta reafirma o entendimento de que a formação é um dos pilares das políticas públicas culturais, evidenciando o papel do poder público na gestão da cultura e na garantia dos direitos culturais assegurados aos munícipes”, afirmou Marley.

Para a participante Milena Santos, a oficina representou um importante aperfeiçoamento para o desenvolvimento da cultura no município. “Acredito que para mim e para o pessoal do Ileaxé, assim como para as outras pessoas que estão aqui, foi uma oportunidade de tirar dúvidas e esclarecer sobre como fazer e como participar dos editais”, destacou Milena.

Milena
Cris Teles, outra participante, salientou que a oficina preparatória acontece em um momento oportuno para a classe artística. “A gente tem muita dúvida na hora de buscar a documentação, o que deve ser feito, o que deve ser colocado, de que maneira. Então foi passado isso de uma maneira muito clara, passo a passo, a organização e o restante do que é o nosso projeto. A gente entende bem sobre isso, mas essas dúvidas foram tiradas em vários tipos de projetos. Então, foi fundamental”, ressaltou Cris.

Cris
A palestrante Karine Alves comentou que o compartilhamento da experiência vivida ao longo de oito anos como produtora artística e cultural pode contribuir com o acesso a editais. “Para mim é um privilégio muito grande fomentar e difundir a cultura. Agradeço a Secult e ao Conselho de Cultura e a todos que aqui compareceram no dia de hoje, e espero poder ter contribuído um pouquinho para a formação de cada um dos participantes”, declarou.

A segunda turma da Oficina de Habilitação e Captação de Recursos para Projetos Culturais receberá a capacitação neste quarta-feira (17), também na praça CEU, a partir das 18h.





