Depois de um dia de homenagens com a entronização do busto e da placa biográfica de Pedral na Avenida J. Pedral, além do lançamento do selo institucional, o centenário de nascimento do ex-prefeito José Pedral Sampaio foi celebrado mais uma vez com Sessão Solene na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). Carregada de emoção e profundo senso de responsabilidade histórica, a homenagem está inserida no aniversário de 185 anos da cidade – um reconhecimento ao homem que foi definido como o “arquiteto” do desenvolvimento e planejamento de longo prazo do município.

A prefeita Sheila Lemos ressaltou que é gratificante que esta homenagem a Pedral tenha sido adiada para a data de aniversário de Vitória da Conquista. “Tenho certeza de que ele está satisfeito com isso, afinal, era a cidade que ele sempre amou. Nasceu em Vitória da Conquista, viveu por Vitória da Conquista e faleceu amando esta cidade. A data não poderia ser mais propícia para esta linda homenagem a Pedral, que coincide com os 185 anos de nossa amada e linda cidade do sertão baiano. Vitória da Conquista, uma cidade em constante movimento, a mais segura e a que mais cresce na Bahia”, declarou a primeira prefeita. Ela ainda expressou seu orgulho em se sentir parte do movimento “pedralista,” mesmo sem ter tido a oportunidade de dialogar diretamente com o ex-prefeito.

O presidente da casa legislativa conquistense, Ivan Cordeiro, destacou a importância de Pedral, não apenas como político, mas como um líder que concebeu o primeiro grande projeto de planejamento para a cidade, usando sua formação em Engenharia Civil. “Ao homenagearmos hoje o visionário, o político e o líder José Pedral Sampaio, reconhecemos que ele não foi apenas um prefeito. Ele foi, acima de tudo, um arquiteto. Arquiteto no sentido literal, por sua formação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, e arquiteto no sentido mais amplo da palavra. Foi ele quem concebeu o primeiro grande projeto de planejamento de longo prazo para Vitória da Conquista”, afirmou o vereador.

O vice-prefeito Dr. Alan enfatizou o legado de Pedral como um exemplo de conduta: “Pedral deixa um legado marcante, que ressoa com o ditado de que ‘o exemplo arrasta’. Sua trajetória serve de inspiração. Um legado de ética e seriedade.” O vereador Luís Carlos Dudé, autor do projeto que deu origem à lei que instituiu o centenário, presidiu a sessão solene e ressaltou que o objetivo da homenagem é reconhecer a trajetória de um homem público que dedicou sua vida à cidade. “Pedral foi um grande articulador, um estrategista político que soube unir técnica e sensibilidade para transformar Vitória da Conquista,” destacou Dudé.

Representando a família, Paulo Pedral agradeceu a honraria e reforçou o impacto da gestão: “Estamos muito gratos e orgulhosos. Conquista era uma antes e uma depois da administração de Pedral Sampaio”.  Para o ex-vereador e ex-secretário José William de Oliveira Nunes, Pedral foi, “sem nenhuma dúvida, a maior liderança pública, não de Conquista, mas do Estado da Bahia.”

O presidente da OAB, subseção de Vitória da Conquista, Gutemberg Macedo, relembrou a importância de Pedral como um símbolo de resistência democrática. Ele exaltou a luta do ex-prefeito pela conscientização política e pela defesa da democracia. O escritor e professor Durval Menezes, autor da obra “O Pedralismo: um fenômeno social”, reforçou a figura “única e insubstituível” de José Pedral, lembrando que ele “previu que Conquista seria grande” e a deixou como a “segunda maior cidade do interior da Bahia” ao fim de seu mandato.

Diploma de Mérito José Fernandes Pedral Sampaio

Pela primeira vez foi entregue o “Diploma de Mérito José Fernandes Pedral Sampaio”, uma nova honraria da Câmara. Os sete primeiros homenageados foram engenheiros e arquitetos que caminharam com a história de Pedral: Alexandre José Brasil Pedral Sampaio, Ana Maria Correia Gonçalves, Nud David de Castro, Fernando Gomes, Márcia Pinheiro, José Marcelino Rosa e Leandro Fonseca

Ana Maria Correia Gonçalves, uma das que receberam o diploma, destacou o orgulho de ser natural de Conquista: “Sinto que revivi toda a minha história de vida, que se confunde com a história de Vitória da Conquista. É uma escolha, não apenas por ter nascido aqui, mas uma opção de vida. Apesar de ter outras opções, escolhi voltar. Assim como foi dito que Pedral amava Conquista, posso dizer que meu pai também a amava. Eles se estabeleceram, formaram suas famílias e construíram suas vidas profissionais aqui. Como alguém que chega de fora, se integra à cidade, constitui família e não a ama? Não é possível, não é mesmo?”

Os ex-vereadores Pedro Massinha e Edivaldo Ferreira e o ex-secretário de Expansão Econômica, Elísio Macedo, também relembram suas histórias com Pedral e consolidaram a memória do ex-prefeito como um pilar na construção da identidade e do progresso de Vitória da Conquista.