Notícia Destaque
Postado em 2 de outubro de 2025 as 15:04:27
A campanha Outubro Rosa e Verde foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (2), na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), em uma manhã de atividades voltadas à saúde e bem-estar da mulher, uma iniciativa conjunta das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Políticas para Mulheres (SMPM).
Durante o evento, o público feminino teve acesso a diversos serviços gratuitos, tais como atendimento clínico, testagem rápida de HIV e sífilis, aferição de pressão e teste de glicemia, vacinação, atendimento odontológico (Odontomóvel), massagem, design de sobrancelhas, esmaltação, orientação jurídica para mulheres vítimas de violência, hemoglobina glicada, ações educativas sobre câncer de mama, sífilis, vigilância alimentar e nutricional, além do agendamento do exame de mamografia.
As atividades contaram com o apoio do Movimento das Donas de Casa (MDC), da professora na área da beleza e cabeleireira, Dolene Bajun, e alunos da área de saúde da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Noélia Alves, moradora do bairro Cidade Maravilhosa, foi uma das participantes que, logo cedo, buscou o atendimento no local. “Eu acho importante esse tipo de ação porque, às vezes, a gente encontra barreiras para esses atendimentos. Aí, quando tem essa ação coletiva, é bem melhor para fazer uma mamografia, um teste glicêmico, como é o caso do que eu quero fazer. É muito importante as mulheres se cuidarem. Nós mulheres não podemos ter tabu nessa questão de saúde. Na minha família, mesmo, já tiveram casos de câncer de mama. Então, a prevenção é necessária sempre”, disse a servidora pública, mãe de duas filhas, uma de 30 anos e outra de 19.
Quem também procurou atendimento logo no primeiro horário da manhã foi a moradora do bairro Lagoa das Flores, Tatiane Sousa. Acompanhada da pequena Luz, de 1 ano e 10 meses, Tatiane tinha interesse no atendimento clínico e nas demais atividades. “Esse tipo de atividade é muito importante, principalmente para quem não tem facilidade de acesso, como o pessoal que mora em bairros distantes como eu e tem que se locomover sempre para a cidade. Então, a gente aproveita eventos como esse para fazer tudo de uma vez só, em uma vinda só, ainda mais com criança pequena que é o meu caso”, afirmou.
Tatiane também lembrou o quanto é importante a prevenção. “Já acompanhei de perto casos de câncer de mama na minha família, e vi como é o tratamento, o desgaste, porque além da saúde, tem a questão de afetar psicologicamente e mexer com a autoestima da mulher”, contou.
- Noélia
- Tatiane
Investimentos em saúde e atendimento integral à mulher
Presente no lançamento oficial da campanha, a prefeita Sheila Lemos reafirmou o compromisso com a saúde pública de Vitória da Conquista, e salientou a importância da campanha para chamar atenção para a necessidade da prevenção.
“O Outubro Rosa já é conhecido por toda a comunidade, mês no qual a gente dá toda uma atenção à saúde da mulher, aos exames diagnósticos, de rastreamento do câncer de mama e do colo de útero. O câncer identificado no início tem um alto percentual de cura, então, é importante que a mulher saiba, conheça seu corpo, entenda sua saúde. E agora, também, temos o Outubro Verde, que é a campanha de rastreamento da sífilis no nosso município, e não é direcionado só a mulheres, mas também aos homens, aos jovens. Portanto, todos estão convidados a participar durante o mês de outubro dessa campanha tão robusta”, afirmou a prefeita.
“Esse mapeamento já é feito durante todo o ano, mas, no mês de outubro, a gente dá essa atenção especial, com essa campanha educativa para que todas as mulheres possam fazer o autoexame e fazer, também, utilizando a rede municipal de saúde, o diagnóstico e a prevenção”, complementou a gestora do município.
A subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos, relembrou a necessidade da conscientização por parte da população, para prevenir as doenças. “Esse é um momento de conhecimento sobre as doenças para a realização de exames, e outros atendimentos necessários. Durante todo o mês de outubro, estaremos com várias ações voltadas à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, e contra a sífilis. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa, para que seja possível prevenir e ter mais qualidade de vida e bem-estar”, explicou.
De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, esse momento é importante também para reafirmar a garantia do direito das mulheres no cuidado com a saúde. “Nós temos diversas ações voltadas para o autocuidado, mostrando a importância do toque, das mulheres conhecerem o próprio corpo, como é importante cuidar da saúde, porque é com saúde que as mulheres conseguem seguir com as suas vidas. A vida é um direito importante, mas uma vida sem saúde é um grande dilema”, disse.
Confira a programação do Outubro Rosa e Outubro Verde.
- Kalilly
- Viviane
Vitória da Conquista é destaque em Saúde e Direitos Humanos
Durante o evento, Kalilly Lemos e Viviane Ferreira fizeram a entrega simbólica do Selo UNFPA Bahia 2025, do Fundo de População das Nações Unidas, em que sete projetos de Vitória da Conquista foram certificados, no último dia 12 de setembro. O Selo, que terá validade de dois anos, é um reconhecimento das ações do município nas áreas de saúde e de direitos humanos.
Das 23 iniciativas premiadas na Bahia, sete são de Vitória da Conquista, sendo quatro iniciativas da Secretaria de Saúde, duas da Secretaria de Políticas para Mulheres e uma da Secretaria de Desenvolvimento Social. Ao longo do processo de seleção, dezenas de municípios baianos inscreveram suas práticas, que foram avaliadas, em duas etapas, por uma comissão independente formada por especialistas, representantes do UNFPA, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da Universidade de São Paulo (USP).
O prêmio reconhece as boas práticas municipais que assegurem os direitos das populações mais vulneráveis e garantam o acesso universal a serviços de saúde sexual e reprodutiva e a eliminação da violência baseada no gênero, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os preceitos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento.