Mobilidade Urbana
Postado em 18 de janeiro de 2025 as 09:24:30
A atuação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em 2024, foi sentida diretamente pelas pessoas que vivem em Vitória da Conquista e se utilizam dos serviços prestados pela Administração Municipal. Ao longo do ano, a Prefeitura renovou a frota do transporte coletivo com a entrega de 110 novos ônibus zero quilômetro – e sem um centavo a mais de aumento na tarifa paga pelos usuários.
Atualmente, o sistema é composto por 166 veículos, sendo seis deles articulados – que podem ser vistos por todas as pessoas que circulam pelo centro da cidade. No total, o contingente de coletivos realiza mais de 1,3 mil viagens a cada dia, percorre cerca de 30 mil quilômetros e transporta mais de 80 mil pessoas.
Os novos ônibus chegaram a Vitória da Conquista com os seguintes equipamentos:
– Tecnologia Euro 6, dotada com modernos controles de emissão de gases
– Trem de força VW 17.230.
– Capacidade para suportar 17 toneladas de peso, graças ao motor com 230 cavalos de potência.
– Três portas.
– Moderno sistema de bilhetagem eletrônica.
– Biometria facial.
– Wi-fi.
– Pontos de recarga de energia USB.
– Câmeras de monitoramento.
– Plataforma elevatória.
– Quatro displays eletrônicos identificando itinerários: letreiros (placas de LED) superior e auxiliares. Além de facilitar a identificação da linha de destino, as quatro bandeiras evitam paradas desnecessárias, o que garante maior rapidez nos ciclos de viagem e mais conforto às equipes de bordo.
Além disso, a Prefeitura modernizou o sistema de bilhetagem eletrônica com a biometria facial e a recarga on-line, por meio de cartão magnético.
O Governo Municipal implantou ainda o sistema eletrônico VoDeBuzu, um dispositivo que permite o acesso fácil e rápido aos horários e linhas de ônibus em tempo real.
- Etapas da sinalização horizontal
Sinalização
No que diz respeito a ações em busca de um trânsito mais organizado e com menos riscos para pedestres e condutores, a Prefeitura instalou conjuntos semafóricos em cruzamentos como os das avenidas Olívia Flores com Rosa Cruz, Olívia Flores com Luís Eduardo Magalhães, Juracy Magalhães com Rua N, Filipinas com Ulysses Guimarães e Gilenilda Alves com José Pedral Sampaio.
Ainda nesse âmbito, a Semob esteve à frente da implantação de sistemas binários em bairros como Guarani, Ibirapuera, Sumaré, Iracema, Conveima e Brasil.
Além dessas intervenções, houve mais de 110 serviços voltados para a melhoria da sinalização horizontal das vias, com prioridade para faixas de pedestres e lombadas nas proximidades de escolas e creches. Também foram substituídas mais de 200 placas de sinalização que haviam sido danificadas. No mesmo período, mais de 30 reparos e atualizações foram feitos em conjuntos semafóricos.

Inovações
Houve ainda inovações legislativas, como a alteração na Lei 968/1999, que passou a permitir a transferência da autorização de táxis nas hipóteses de falecimento ou invalidez. Foi iniciado, também, o planejamento da alteração do decreto dos taxistas, o que garante autonomia ao jurídico sindical para opinar sobre melhorias para a classe.
A Prefeitura voltou a realizar vistorias nos táxis e implantou uma nova configuração de faixas para esse tipo de transporte. Outra mudança foi na padronização visual dos táxis, alterando as cores e passando a ser de quatro anos o prazo para a troca de toda a frota.
Na questão das vistorias de táxis, a Semob modificou processos a fim de melhorar o fluxo e reduzir o tempo de espera. A pasta criou ainda novos pontos nos empreendimentos atacadistas, concedendo permissão aos taxistas que se encontravam em pontos nos quais não havia grande movimento.
Neste momento, duas iniciativas encontram-se em andamento: a implantação de táxis do tipo caminhonete, a fim de atender os atacadistas, e a sinalização dos pontos de táxi da cidade.

Semáforos já estão em funcionamento
Muralha Digital
A Prefeitura avançou no desenvolvimento do projeto Muralha Digital, cujo principal objetivo – a fiscalização eletrônica do trânsito – deve ser iniciada em janeiro de 2025. A parte de videomonitoramento já está em fase experimental, apenas restando ajustes de rede. Está em andamento a expansão da área monitorada, que inclui vias das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. São 40 câmeras de videomonitoramento, todas identificadas com sinalização vertical e com os dizeres: “Via com Trânsito Monitorado”.
Os equipamentos metrológicos de velocidade (popularmente conhecidos como radares) já foram aferidos. Servidores do Simtrans, que serão responsáveis por operar o sistema de monitoramento, já passaram por treinamento. A expectativa é de que outros órgãos, como Guarda Municipal e Samu 192, também sejam integrados à equipe.
O sistema do Muralha Digital será operado a partir do Centro de Comando e Controle (CICC), localizado na sede do HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães.












