Notícias
Postado em 13 de novembro de 2024 as 07:00:02

contagem de ovos no laboratório de entomologia da Secretaria de Saúde
Com o objetivo de controlar a proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) através do esgotamento natural, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Endemias, está realizando estratégia com a armadilha ovitrampas para a captura de ovos do Aedes. Até o momento já foram coletados 11.696 ovos das residências de cinco bairros da cidade Leblon, Cidade Maravilhosa, Comveima I, Vila da Conquista e Campinhos.
A estratégia teve início na segunda semana de outubro, com 1.880 armadilhas instaladas nos bairros escolhidos por critério de infestação, que é acima de 3%. Até o dia 11 de novembro, os agentes de endemias realizaram cinco ciclos, com a utilização de 9.400 paletas. Deste total, 7.520 já foram analisadas pelos técnicos do laboratório de entomologia, que fica localizado no Facilita Saúde.

técnicos de entomologia Amarildo Azevedo, José Milton Brito e Jorge Santos
“As paletas das 1.880 armadilhas são trocadas a cada sete dias, ou seja, a cada sete dias, a gente elimina os ovos depositados pela fêmea do mosquito das residências que receberam a armadilha. Cada fêmea do Aedes faz seis ovoposições e quando termina de fazer a sexta ovoposição, ela morre. Então, a gente faz esse trabalho por oito semanas, esgotando toda a possibilidade do mosquito voltar a depositar ovos nos depósitos”, explicou o coordenador de Endemias, Renato Freitas.
- Renato
- Armadilha ouvitrampa
Como funciona a armadilha: composto por um vaso preto, água, uma paleta de madeira e uma substância atrativa para o mosquito, a armadilha é instalada pelo agente de endemias na residência com autorização do morador. A cada sete dias, durante oito semanas, o agente irá fazer a troca da paleta da armadilha. Essas paletas são encaminhadas para o laboratório de entomologia onde é feita a contagem dos ovos.
Como eliminar o Aedes: receba bem os agentes de saúde e os de endemias, esvazie garrafas pet, potes e vasos, guarde pneus em locais cobertos, limpe bem as calhas de casa, mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, coloque areia nos pratos de vasos de planta, amarre bem os sacos de lixo e não acumule sucata e entulhos.
Sintomas da dengue: se você sentir febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.







