Roda de conversa com adolescentes do Nuca aconteceu no Conquista Criança

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Vitória da Conquista promoveu, nessa terça-feira (29), uma roda de conversa para discutir o empoderamento de meninas e a masculinidade tóxica. O encontro aconteceu no Centro de Convivência Conquista Criança (CCCC) e reuniu cerca de 26 adolescentes moradores dos bairros Cruzeiro, Pedrinhas, Bruno Bacelar, Nova Cidade e Nossa Senhora Aparecida.

Dentre outros objetivos, o encontro buscou promover a reflexão sobre a importância de trabalhar as potencialidades dos jovens na construção da autoestima e como a masculinidade tóxica influencia comportamentos que levam à violência de gênero. “Nós esperamos que as atividades realizadas no Nuca possam surtir um efeito positivo na vida de meninos e meninas, para que eles mesmos, em seus contextos sociais, possam transformar as realidades em que eles vivem, ajudando a promover um mundo mais igualitário e com mais possibilidade de diminuir os diversos tipos de violência”, explicou a mobilizadora do Nuca, Laís Pinheiro.

A atividade foi dividida em dois momentos. No primeiro, a trancista Vanessa Santos, que foi integrante do Nuca, falou sobre sua experiência como jovem empreendedora no ramo da estética. “Foi uma experiência incrível e única falar da minha experiência para outros jovens. Eu comecei no Cras Jardim Valéria e depois entrei no Nuca, e muita parte da minha trajetória veio dessa participação. Então, é importante que as meninas aproveitem esses projetos e as ações sociais porque elas são oportunidades de transformação, novas experiências e de conhecer outras pessoas”, destacou Vanessa.

O segundo momento, ministrado pelo psicólogo Edvaldo Santana, foi voltado para os meninos e debateu masculinidade tóxica e estereótipo de gênero. “São assuntos pertinentes, falamos de forma lúdica para que eles pudessem entender, mas o mais importante para nós nesse momento da roda de conversa foi poder ouvi-los. Assim, eles descobrem que praticam violência ou sofrem violência sem saber. E ali a gente vai ensinando, discutindo sobre o respeito. Precisamos investir muito e trabalhar para que eles possam, no futuro, não replicar comportamentos violentos que eles presenciam”, pontuou Edvaldo.

A adolescente do Cruzeiro, Stefanny Silva Duarte, participou da roda de conversa e relatou ter sido uma experiência positiva para seu desenvolvimento pessoal. “Eu mais gostei da parte que ela falou das tranças, como ela tentou desistir uma vez e continuou acreditando no sonho dela. A atividade me inspirou a pensar que meninas podem continuar acreditando no sonho delas e conquistando mais e mais coisas nesse mundo”, expressou Stefanny.

Selo Unicef

Essa programação faz parte do calendário de atividades propostas aos municípios pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para a certificação do Selo Unicef. A atividade faz parte do eixo temático Empoderamento de Meninas e a Promoção da Igualdade de Gênero, que deve ser debatido com os jovens de 12 a 18 anos que participam do Nuca, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).