Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 23 de agosto de 2024 as 17:15:57
e atualizado em 16 de maio de 2025 as 11:22:03
O Castramóvel chegou à Urbis V, no bairro Zabelê, nesta sexta-feira (23), e movimentou a Unidade de Saúde da Família. O atendimento, que começou às 8h, terminou por volta das 17h, com a realização de 35 castrações. Ao todo, desde o início do projeto, em maio deste ano, já foram realizadas mais de 500 castrações.
Neste sábado (24), o atendimento continuará no espaço, a partir das 8h. Os tutores deverão comparecer com RG e comprovante de residência original e cópia. Antes do procedimento, os cães e gatos são avaliados pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
São castrados no mesmo dia da avaliação, os machos e as gatas em jejum de alimentação de 12 horas, e de água de 2 horas. As cadelas são encaminhadas para o procedimento no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).
- Urbis V
Por meio do Castramóvel, o Município visa garantir a saúde e bem-estar dos animais e também reduzir a população de animais soltos nas ruas, além de prevenir doenças. Enquanto aguardavam o procedimento, os tutores recebiam a Cartilha de Educação Ambiental Turma do Melo, que aborda os cuidados e os maus-tratos a animais, e orienta sobre o trabalho do Cetas e do Casa.
Quem aproveitou esta sexta-feira para castrar o seu animalzinho foi Kelly Lorrany. Com o gatinho Enzo Gabriel no seu ombro, ela falou das razões de levar o felino para a castração.
“Eu já pensava em castrar, porque ele começou a querer ir para a rua, e como eu já tive dois gatos e eles fugiram, eu tenho medo de perder ele. Eu achei muito bom o Castramóvel vir ao bairro porque tem muita gente que não tem dinheiro para castrar o animal”, contou Kelly.
- Vagner e Jeniffer com o cãozinho Romeu
O casal Jeniffer de Oliveira e Vagner Chaves levou o cãozinho Romeu, de 1 ano, para castrar. Os tutores estavam na expectativa do procedimento e destacaram a ação gratuita do Município.
“Eu já estava pensando em castrar, porque ele estava marcando muito território em casa, estava difícil. E quando eu recebi a notícia de que estava tendo esse Castramóvel, eu gostei bastante, porque pra gente que não tem muita condição, não tem meio de transporte, é muito bom que esteja aqui perto”, disse Jeniffer.