Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 19 de julho de 2024 as 08:15:05 e atualizado em 21 de outubro de 2024 as 15:21:36
Para incentivar o esporte paralímpico e promover a inclusão social em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) assinaram um convênio na manhã desta quinta-feira (18), para oferecer formações sobre as modalidades paralímpicas a professores e outros profissionais da Rede Municipal de Ensino, a exemplo dos auxiliares de Vida Escolar. Além deles, participam representantes das associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e de Integração do Deficiente (Acide).
Segundo o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, Vitória da Conquista deu um grande passo na área da inclusão social com a assinatura do convênio. “Pois, sabemos que a escola é um grande instrumento para proporcionar o acesso à inclusão porque não é só o aluno envolvido, mas a família que também participa desse processo”, enfatizou.
Sobre este aspecto, o coordenador de Educação Paralímpica do CPB, David Farias, comentou: “infelizmente, ainda temos no Brasil muitos estudantes com deficiência fora das aulas porque, muitas vezes, a família não compreende ainda a importância da atividade física, da motricidade. Por isso, essas parcerias são fundamentais”.
Na prática – As atividades presenciais referentes ao convênio serão realizadas nesta sexta (19) e sábado (20), no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) e no Colégio Paulo VI, respectivamente.
Pela manhã, aproximadamente, 150 profissionais receberão conhecimentos teóricos e à tarde, os práticos, nas modalidades paralímpicas, como atletismo, judô, goalball, bocha, parabadminton (esporte jogado com raquete e peteca) e voleibol. “As aulas serão ministradas pelos profissionais do CPB que atuam na Escola Paralímpica de Esportes do Comitê e têm expertise no atendimento de crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos”, explicou David.
Jogos Paradesportivos – No fim de setembro, pela primeira vez, a Rede Municipal de Educação promoverá os Jogos Paradesportivos, como parte dos Jogos Estudantis. “Os alunos do 6º e 9º ano das escolas participantes já estão sendo treinados para a competição”, contou o coordenador pedagógico da Rede Municipal, Ronilson Ferreira.
Ainda de acordo com ele, “esta será uma ótima oportunidade também para vermos como irá funcionar a atividade e, no próximo, já expandirmos para mais alunos, uma vez que a Rede conta aproximadamente 1.800 alunos com deficiência, confirmados por laudo”.