Desenvolvimento Social
Postado em 11 de setembro de 2013 as 17:02:47
Entre os dias 9 e 13 de setembro, em Brasília, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), promove a Capacitação de Instrutores de Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. Entre os sete técnicos baianos que foram enviados para o evento, um representa o município de Vitória da Conquista – o coordenador de Políticas de Inclusão Social e Gestor do Bolsa Família, Jaimilton Fernandes.
Essa capacitação, inédita até então, tem por finalidade aprimorar a gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, padronizando as informações básicas para nortear os municípios. “O que estamos compartilhando nestes dias são procedimentos importantes para aprimorar a gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único e isto implicará no melhor atendimento às pessoas que buscam a inclusão no CadÚnico e, consequentemente, a seleção aos diversos programas sociais”, destacou Jaimilton Fernandes.
Representantes dos 26 estados e do Distrito Federal estão participando da capacitação. Os instrutores serão os responsáveis diretos pela formação dos gestores e técnicos municipais.
CadÚnico – Em Vitória da Conquista, aproximadamente 48 mil famílias estão registradas no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico), banco de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que contém informações das famílias brasileiras com baixa renda. O CadÚnico amplia o acesso de famílias a iniciativas de assistência social.
As informações presentes no banco de dados são utilizadas por mais de 15 programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social de Água, Programa de Cisternas, ProJovem Adolescente, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Bolsa Família – Já o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza e objetiva assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, entre outros. Em Vitória da Conquista, existem mais de 28.000 famílias beneficiárias no programa.