Os alunos de ficoterapia da UNINASSAU entraram na brincadeira para animar as acrianças da unidade

O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) em seu artigo 16 garante, entre outros direitos, o direito de brincar, praticar esportes e diversão para todas as crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, a Unidade de Acolhimento Institucional, que integra a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está realizando durante todo mês de Outubro uma extensa programação. As crianças e adolescentes assistidos estão participando de momentos especiais que incluem brincadeiras, passeios no shopping, banho de piscina no clube, festa de pijama, cinema, contação de histórias, noite da esfirra, entre outras atividades.

“Nosso serviço acolhe crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. Então, o que estamos buscando por meio dessas atividades é a garantia de direitos básicos, como o brincar e o divertir e também minimizar os danos causados pela Institucionalização”, ressaltou a gerente do serviço Charlene Barreto.

A programação segue até o dia 30 de outubro com muitas atividades

Uma das festas promovidas no serviço contou com a colaboração dos estudantes do quarto semestre do curso de Fisioterapia da UNINASSAU. “Esta atividade faz parte de nossa prática sobre humanização do atendimento, onde a unidade de acolhimento é nossa parceira. Para nós, este é um momento em que aprendemos tanto quanto contribuímos com o serviço” comentou a professora do curso Karla Cavalcante.