Atualmente, Vitória da Conquista conta com oito Centros de Referências de Assistência Social (Cras), responsáveis pelo desenvolvimento das ações de assistência social nos territórios de sua abrangência. Para melhor atender a população, o Governo Municipal iniciou o processo de reestruturação do atendimento, com a realização de encontros entre as equipes que atuam no serviço.

O primeiro encontro aconteceu no dia 20 de outubro e abordou questões de referência e contra-referência dentro da Rede Municipal de Assistência Social. O segundo, que aconteceu nesta quarta-feira, 1o de novembro, teve por objetivo uniformizar o atendimento dos serviços, construindo modelos únicos de fluxos e protocolos.

 “Hoje, cada serviço atende de uma forma. Nosso objetivo é que todos funcionem seguindo o mesmo protocolo, desde a entrada do usuário na unidade até o seu encaminhamento para outros serviços da rede. Com esta reestruturação, esperamos ofertar um atendimento melhor, já que a uniformização nos permitirá diagnósticos mais precisos de cada serviço, observando os pontos fortes e fracos de cada um”,  ressaltou Aline Maciel, coordenadora  da Atenção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Nos Cras, a comunidade tem acesso aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), atendimento domiciliar à pessoa com deficiência, entre outros programas da política de Atenção Básica da Assistência Social.

O próximo encontro está marcado para o dia 8 de dezembro, quando cada Cras apresentará suas experiências exitosas e, em sequência, dará inicio ao planejamento do ano de 2018.