Notícias
Postado em 25 de agosto de 2017 as 07:00:56
Representantes do Executivo e Legislativo municipais, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e entidades não governamentais que atuam em defesa dos direitos dos animais participaram, na noite desta quinta-feira, 24, de uma audiência pública. Proposta pelo vereador Sidney Oliveira, a audiência teve como objetivo discutir a construção de um Centro de Controle de Zoonoses.
O prefeito Herzem Gusmão fez questão de comparecer ao debate e reiterou o empenho do Governo Municipal em construir este equipamento. “O governo entende a urgência e necessidade da criação do Centro de Zoonoses, que foi desprezada ao longo dos anos. Podem ter certeza de que não mediremos esforços para que a construção aconteça da forma mais rápida para atender os anseios da população”, assegurou.
O vereador Pastor Sidney Oliveira, que estava à frente do projeto no ano passado, durante a gestão anterior, havia solicitado a verba ao Ministério da Saúde, junto com a deputada federal Tia Eron. Porém, a gestão passada não havia desenvolvido um projeto completo. Para ele, a ida do prefeito à audiência demonstrou o compromisso com a causa: “nunca vi o gestor, o prefeito participar de uma audiência pública. Então, isso aqui é inédito”.
A promotora pública, Guiomar Miranda, lembrou que a criação do Centro de Controle de Zoonoses é uma questão de saúde pública. “A falta de medidas preventivas para o controle de zoonoses vai demandar mais recursos públicos para atendimento nos postos de saúde, UPA’s e hospitais”.
Médica veterinária, Hosana Oliveira, ressaltou a sensibilidade da atual gestão municipal quanto à causa dos animais. “Sempre lutamos por essa causa e, pela primeira vez, temos o chefe do executivo municipal participando de uma audiência para discutir a temática”.