Educação
Postado em 23 de outubro de 2013 as 09:43:25
Filmes produzidos pelos alunos concorrerão a premiações em 15 categorias
Nos últimos cinco anos, sempre que se aproxima a fase final do ano letivo no Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, o distrito de Bate-Pé adquire ares semelhantes aos de qualquer centro de produções cinematográficas. Alunos e professores se envolvem em atividades como produção de roteiros, escolha de figurinos, ensaios, passagens de falas.
Na etapa das filmagens, até algumas pessoas da comunidade aderem à tendência, fazendo participações especiais nos filmes, que – importante lembrar – são produzidos pelos próprios estudantes, sob a orientação dos professores envolvidos no projeto.
É por isso que, em 2013, todo esse grupo já está mobilizado para a realização da 5ª edição do Festival de Cinema de Bate-Pé, agendada para os dias 6, 7 e 8 de novembro. O evento é a culminância do projeto de leitura “O lugar em que vivo conta um pouquinho de mim”, desenvolvido na escola em caráter multidisciplinar, e que conta com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo o professorDavino Nascimento,de Língua Portuguesa,o projeto pretendeu despertar, nos alunos, a vontade de contar histórias sobre o lugar onde moram – no caso, o bioma caatinga, característico da região de Bate-Pé – e suas potencialidades artísticas e, especificamente, cinematográficas. “Queremos provar que temos muito para explorar nesse ambiente”, explica.
Davino registra que o projeto vem conseguindo mobilizar, principalmente, os moradores de Bate-Pé. Enquanto os alunos filmam nas ruas do distritoou em localidades rurais próximas, há pessoas que oferecem suas casas para servirem como locações. “Temos umas oito casas que os alunos utilizam todos os anos”, conta o professor.
O Festival de Cinema conquistou, ainda, a aprovação dos comerciantes do lugar. Nos dias de exibição e premiação, a movimentação de pessoas no distrito aumenta – e, consequentemente, isso multiplica as vendas nos bares e mercearias. “As famílias dos alunos chegam para assistir aos filmes, e os estabelecimentos comerciais ficam lotados”, afirma Davino.
Por tudo isso, o professor acredita que o Festival de Cinema de Bate-Pé chega à sua 5ª edição como um projeto consolidado. “A intenção é apostar no nosso aluno cada vez mais, como um ser criativo. A garantia de realizar o evento a cada ano reafirma o potencial dos nossos estudantes”, diz.
Confira a programação:
Dia 6: A partir das 8h30, o Festival será oficialmente aberto com o lançamento de um livro, seguido de coquetel e sessão de autógrafos. Trata-se de uma coletânea de textos escritos em 2012, por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A edição foi organizada pela professora Vanusa Chiacchio, de Língua Portuguesa.
Dia 7: Pela manhã, também às 8h30, será realizado o Festival de Música coordenado pelo professor José Robson, de Inglês. Deverão apresentar-se dez alunos, que estão sendo selecionados em eliminatórias que acontecem durante esta semana. O período da tarde será iniciado com premiações esportivas. Em seguida, o público acompanhará a exibição de 14 crônicas esportivas, produzidas em conjunto por professores e alunos. Trata-se de pequenos filmes, nos quais textos sobre esportes, escritos por estudantes e lidos por professores são sobrepostos a imagens de competições esportivas realizadas no Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa. Haverá premiações para a melhor crônica e a melhor interpretação.
Dia 8: Durante a manhã, os jurados se reunirão, em caráter reservado, para assistir a todos osfilmes que, este ano, disputam as premiações. À tarde, as obras serão exibidas publicamente a alunos, pais, professores e comunidade em geral. Em seguida, as premiações serão entregues aos que forem considerados os melhores em 15 categorias: melhor filme, animação, filme mudo, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, ator revelação, atriz revelação, trilha sonora, roteiro, diretor, fotografia, documentário e caracterização de personagem.