Governo
Postado em 4 de agosto de 2013 as 08:37:54
Começa nessa segunda-feira, 5, e vai até o dia 8 de agosto, no Centro de Convenções em Salvador, a 5ª Conferência Estadual das Cidades (5ª CEC). O evento acontece com a proposta de debater políticas públicas e questões relacionadas ao desenvolvimento urbano da Bahia.
Cerca de 1.400 delegados eleitos nas mais de 250 Conferências Locais, realizadas em municípios baianos, participarão do evento. Guiados pelo lema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”, eles discutirão sobre Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial, Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade, entre vários outros eixos temáticos.
Delegados conquistenses– De Vitória da Conquista, 12 delegados eleitos na Conferência Municipal das Cidades, realizada entre os dias 26 e 27 de abril, seguirão para a capital baiana. Juntos, eles representarão a política de desenvolvimento urbano do município.
Dos 12 delegados, cinco representarão os poderes executivo e legislativo de Vitória da Conquista; um, os sindicatos dos trabalhadores; um representará as Organizações Não Governamentais (ONGs); um, a categoria dos empresários; um, as entidades acadêmicas e profissionais e três delegados representarão os movimentos sociais.
Além deles, a 5ª CEC contará ainda com a presença de mais quatro delegados natos, que constituem o grupo dos Conselheiros Estaduais, formado, no total, por 61 conselheiros titulares e 61 suplentes. Dos delegados natos, o representante da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista será o membro da assessoria do conselho da cidade da Secretaria Municipal de Governo, Edgar Borges. Ele também constitui a Comissão Preparatória da Conferência Estadual. Os demais delegados natos representam o movimento popular e as entidades profissionais e acadêmicas.
Saiba mais –A 5ª CEC servirá como preparatória para a etapa nacional da Conferência das Cidades, que acontece entre os dias 20 e 24 de novembro, em Brasília. O evento constitui uma alternativa democrática e participativa para a discussão dos temas concernentes à mobilidade, espaço urbano e rural, habitação, saneamento, entre uma série de outros assuntos de interesse público.