Capricho no trabalho de Maria Sônia, artesã há 10 anos, chama a atenção de quem passa pela feira

É na simplicidade e no capricho do seu trabalho que os bordados de Maria Sônia chamam a atenção de quem passa para apreciar a 4ª edição da Exposição Itinerante de Artesanato em Vitória da Conquista. Profissionais como ela estão com seus trabalhos expostos na Travessa Lauro de Freitas, o que representa um incentivo para a arte na cidade: “Essa exposição é importante porque a gente consegue expor melhor o nosso trabalho. Aqui no centro tem muito movimento e isso incentiva as pessoas a comprarem e valorizarem esse tipo de trabalho”, afirmou a artesã de 49 anos.

A exposição está sendo promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico. O intuito é difundir o artesanato local e promover a formação e qualificação desses artesãos e interessados em fazer parte do movimento. “A exposição acontece em um momento bastante oportuno, de festas natalinas e de fim de ano, criando uma excelente expectativa de vendas para esses artesãos. Além disso, essa é uma forma de criar novas oportunidades de renda”, contou o secretário da pasta, Cláudio Cardoso.

Ionara Peixoto, 54 anos, e sua filha Ana Clara, 9 anos

Mais do que uma fonte de renda, o artesanato é algo de herança na família de Ionara Peixoto, 54. A artesã fez questão de ensinar a profissão para todos os seus filhos, inclusive para a pequena Ana Clara, de 10 anos. Além disso, ela conta que a exposição é uma forma de abrir portas para quem trabalha com essa arte. “Nós temos aqui muitas pessoas que já são de idade e que não estão mais no mercado. O artesão muitas vezes produz o trabalho em casa, mas não tem onde vender e esse projeto serviu justamente como uma maneira de oferecer oportunidade para essas pessoas”, destacou.

A 4ª edição da Exposição Itinerante de Artesanato vai ficar na Travessa Lauro de Freitas até o dia 23 de dezembro, sendo uma oportunidade para expor os trabalhos de mais de 100 artesãos da cidade.

Feira estará funcionando até o dia 23, na Travessa da Lauro de Freitas