Nesta quinta-feira, 24, a cidade de Vitória da Conquista sediou o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado/Edição 2013-2016. O Selo Município Aprovado é um reconhecimento internacional que a cidade participante pode conquistar pelo resultado das iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença de cerca de 50 municípios do semiárido baiano que estão concorrendo para adquirir o Selo Unicef. As cidades enviaram três representantes, sendo um articulador do Selo, um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e um adolescente.

Helena Oliveira

Segundo a coordenadora do UNICEF na Bahia, Helena Oliveira, são 8 ciclos de capacitação no total com municípios do semiárido baiano até 2016. “São conselheiros, secretários municipais, técnicos e adolescentes que estarão reunidos para discutir alguns temas relevantes na área da infância e adolescência. Vamos discutir também como elaborar um diagnóstico municipal da infância e adolescência e como elaborar um plano de ação municipal para infância e adolescência”, explicou Helena.

Cinara Ferraz

Para a articuladora da comissão do Selo Unicef em Vitória da Conquista, Cinara Ferraz, esse Selo é um reconhecimento do UNICEF de que as políticas públicas do município realmente garantem o desenvolvimento integral e a dignidade da vida das crianças e adolescentes. “Estamos lisonjeados por essa capacitação estar sendo realizada em Vitória da Conquista. Nós já temos políticas públicas que dão apoio à criança e aos adolescentes, mas precisamos avançar sempre e mostrar, inclusive internacionalmente, que nós praticamos políticas públicas que realmente favorecem o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Esse é um grande compromisso do Governo Municipal”, contou Cinara.