Gestão e Inovação
Postado em 28 de outubro de 2017 as 08:00:57 e atualizado em 30 de outubro de 2017 as 08:48:19
Administrar os interesses públicos é o desafio de qualquer prefeitura. Mas, para auxiliar nesta tarefa estão eles, os servidores municipais, responsáveis pelo atendimento ao público e pela manutenção dos diversos serviços e setores que compõem a Administração.
E, em Vitória da Conquista, não é diferente. Na Prefeitura Municipal, mais de 8 mil servidores trabalham em benefício dos mais de 300 mil habitantes da terceira maior cidade do estado. A atuação de cada um é decisiva para que a gestão municipal avance nas políticas públicas e projetos propostos.
“Estamos vivenciando um ano de arrumação. Encontramos uma Prefeitura cheia de dívidas e problemas. Mesmo assim, estamos dando atenção especial aos nossos servidores. A Prefeitura de Vitória da Conquista fez algo que poucas prefeituras fizeram: demos aumento ao funcionalismo e estabelecemos o diálogo com os servidores públicos municipais. Estamos juntos!”, realçou o prefeito Herzem Gusmão.
E neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, é que o Governo Municipal parabeniza cada servidor público que trabalha com empenho, responsabilidade e dedicação para o desenvolvimento da nossa cidade e conta um pouco da história de dois funcionários, que representam muito bem esta categoria.
‘A serviço da cidade’ –Edmário Freitas de Andrade Júnior, conhecido pelos colegas por Dimas, só está há três anos no serviço público municipal e se orgulha disso: “Eu sempre falo que é um privilégio ser servidor público, ainda mais municipal, pois estou em contato direto com o cidadão conquistense, auxiliando no que for possível minha cidade”.
E o jovem de 23 anos de idade já se destaca quando o assunto é licitação – procedimento administrativo para a contratação de serviços ou aquisição de produtos pela Administração Pública. “Já trabalhava na Secretaria Municipal de Administração com licitações e este ano vim para Procuradoria trabalhar nesta mesma área”, relata Dimas.
O trabalho que ele desempenha é interno, sem contato direto com a população, mas muito importante para a execução de ações e serviços da Prefeitura. “Se um serviço chega ao cidadão, a exemplo da reposição de lâmpadas, asfaltamento de vias, é porque necessariamente passou pela Procuradoria e pelo setor de Compras. Então, acaba sendo um serviço essencial”, afirma Dimas.
Quando iniciou a vida de servidor municipal, Dimas já cursava Direito. Ele se graduou no início deste semestre. “Estou agora numa pós-graduação em Direito Público pra continuar neste caminho de dar o melhor que eu posso para o município de Conquista”, finalizou Dimas, demostrando com um sorriso largo no rosto toda a sua satisfação em servir a sua cidade e seus concidadãos.
‘Trabalho gratificante’– Já há mais tempo na Prefeitura, Maurício Araújo Higino, 40, lida diretamente com os moradores da cidade que querem construir ou reformar seu imóvel. Ele trabalha no setor de Expediente de Obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana há 11 anos.
No total, são quase 22 anos de serviço público. Destes, quatro como contratado e os demais como servidor efetivo. “É gratificante atender o público, ajudar. É muito bom trabalhar aqui na Prefeitura, só de as pessoas agradecerem pelo trabalho da gente, porque a gente foi prestativo”, disse Maurício.
Mas a influência para seguir na carreira pública veio de sua família. Seu pai, já aposentado, era servidor municipal e, em 1999, Maurício e os irmãos Marcos e Marcone passaram no concurso e ingressaram na Administração Municipal. “A gente pegou aquele jeito do meu pai pra servidor, vimos que era uma carreira de certa segurança e isso nos manteve nesse caminho”, afirmou.
Atualmente, Marcos trabalha no setor de Compras e Marcone ingressou no serviço público estadual.