Finanças e Execução Orçamentária
Postado em 12 de abril de 2025 as 10:00:57
Depois de dois dias de intensa formação, discussão e conexão entre os 650 participantes presenciais de 80 municípios inscritos, sendo 52 da Bahia, e mais de 500 espectadores online, chegou ao fim o 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia. Realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), a União Europeia, o Instituto Cidades Sustentáveis e o Programa Cidades Sustentáveis. O evento cumpriu seu objetivo de reunir lideranças, especialistas, servidores municipais e estudantes para fortalecer a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios da região.
“O 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia alcançou plenamente o seu objetivo, promovendo uma experiência de inter-relação e conexão entre os 52 municípios baianos, todos numa mesma página discutindo temas extremamente relevantes acerca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Além da representação dos municípios baianos, tivemos a participação de grandes nomes, a exemplo da Zuleika Goulart do Programa Cidades Sustentáveis, e outros nomes de grande relevância vindos dos Estados de Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal, entre outros”, declarou o chefe de Gabinete, Ivanildo Silva.
Painéis e debates com representantes do Programa Cidades Sustentáveis, União Europeia, CNODS, FNP, PNUD/ONU, Global Fund for Cities Development (Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades), Ministério Público do Estado da Bahia, ICLEI – Governos Locais para Sustentabilidade, Open Government Partnership (OGP), além de experiências inspiradoras, como o case da Prefeitura de Santos, movimentaram o primeiro dia do evento, realizado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Já no segundo dia, o 1º Encontro ODS contou com oficinas técnicas sobre temas fundamentais para a gestão municipal, como Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável, Planejamento Integrado, Governança Municipal, Boas Práticas para a Implementação dos ODS e Construção de Indicadores Municipais.
O evento gerou números grandiosos como 890 inscritos, 650 participantes presenciais e mais de 500 participantes por meio do canal da Prefeitura no Youtube. “Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista demonstrou sua excepcional capacidade ao agregar as forças de trabalho das mais diversas secretarias, todas movidas pelo mesmo objetivo: inspirar cidades sustentáveis e conectar o futuro das gestões municipais”, complementou Ivanildo. Sob a supervisão do Gabinete Civil, o evento foi coordenado pelo Comitê ODS PMVC.
Ludmila Araújo, coordenadora do Comitê ODS PMVC e do Núcleo ODS Semma da Prefeitura de Vitória da Conquista, responsável por intermediar os painéis e oficinas, falou da satisfação em promover o encontro regional. “A gente fica muito contente justamente porque essa é uma atividade voltada para os municípios e estamos com a casa cheia, com bastante presença dos municípios convidados, em sua quase totalidade. Então, a avaliação é muito positiva, significa que o que eles assistiram ontem os inspiraram e reforçaram a estar aqui hoje para participar dessas oficinas e colher mais essas informações, estreitar essas relações e construir as parcerias”, analisou a especialista em ODS.
Gestores regionais e adolescentes locais parabenizam evento
A prefeita de Mortugaba, Rita de Cássia dos Santos, a engenheira ambiental, Karine Rocha, e o técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Kennedy Emanuel David Silva, percorreram 234 km para participar do ciclo de capacitação. “A importância do evento é indiscutível e considerando que a vida acontece realmente na cidade, nós vamos ter que estar sempre em ação para tentar alcançar esses objetivos. Agradeço à prefeita Sheila Lemos e a sua assessoria pela iniciativa de fazer esse evento. Foi uma oportunidade muito boa para mim e para os técnicos, veio somar muito e nos trazer muito crescimento em áreas importantes que nós precisamos realmente ter conhecimento para levar nossas gestões de maneira mais exitosa”, comentou Cássia.

Kennedy Emanuel David Silva, Karine Rocha e Rita de Cássia dos Santos
Para a agente de Desenvolvimento Urbano e Rural do município de Itarantim e diretora-geral do Território do Médio Sudoeste da Bahia, Joana D’Arc Gusmão, o evento foi grandioso. “Parabenizo à prefeita Sheila, Ludmilla e toda a equipe que montou essa estrutura belíssima para todos os municípios da região. É um evento extremamente oportuno e importante porque a gente precisa rever essa questão dos nossos municípios, sobretudo se tratando das demandas, que são muitas. Se nós passarmos a ter um planejamento, eu tenho certeza que a gente vai ter, no futuro próximo, cidades melhores e pessoas vivendo com mais dignidade”, opinou.
E quem disse que o encontro só serviu para gestores e especialistas? Trinta adolescentes de Vitória da Conquista tiraram um tempo para participar das oficinas. Eles fazem parte do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca). Pela primeira vez, Ester Silva, 13, ouviu falar em ODS, mas gostou do que aprendeu. “Eu acho importante, porque a gente vê que tem muitas coisas de saneamento básico e outros temas, que tem que mudar. Então é uma palestra muito importante pra gente aprender e poder, de certa forma, ajudar a ter uma mentalidade sobre o assunto”, disse a menina.
- Joana D’Arc Gusmão
- Ester Silva
- e expõem desafios
- 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia