A 1ª reunião do Comitê Gestor Intersetorial da Busca Ativa Escolar (CoGIBAE), realizada nessa quinta-feira (7), na sede do Conselho Municipal de Educação (CME), teve como objetivo analisar os dados de abandono e baixa frequência escolar em 2023. No encontro, também foram apresentados os novos integrantes do Comitê Gestor e o calendário de reuniões mensais.

De acordo com a Coordenadora, Natilaane Brito, o próximo passo é “buscar estratégias intersetoriais de prevenção e enfrentamento a evasão escolar, ampliando a garantia do acesso, participação e permanência de crianças e adolescentes na escola”. Ela acrescenta que o CoGIBAE tem a função de propor ações para implantação e aprimoramento de programas no âmbito escolar de atenção à infância e adolescência, indicando atribuições, diretrizes e estratégias, sempre em contato articulado com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, para que essas ações sejam realizadas de forma conjunta entre os diversos serviços que compõe o Sistema de Garantia de Direitos.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) implantou a Busca Ativa Escolar no ano de 2020, e desde então, vem desenvolvendo ações, por meio de estratégias intersetoriais diversas, para mapear, identificar e intervir nas situações, de forma que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola. Participam da Busca Ativa, representantes das Secretarias Municipais Educação (Smed), Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS) e membros dos Conselhos Tutelares.