Desenvolvimento Social
Postado em 10 de julho de 2025 as 18:00:15

Mais de 200 pessoas estiveram presentes ao longo dos dois dias de debates
A Prefeitura de Vitória da Conquista e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) encerraram, nesta quinta-feira (10), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social com a aprovação de propostas construídas de forma coletiva e a eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual do evento. As discussões das propostas e a escolha dos representantes aconteceram no auditório Lúcia Dórea, no Cemae, e contaram com a participação de representantes do Governo Municipal, sociedade civil, usuários dos serviços da assistência social e membros de conselhos de direitos.
- Discussão dos eixos temáticos
- Votação na plenária final
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o segundo dia da conferência é fundamental, pois é o momento de aprofundar as questões específicas de cada eixo, refletindo também sobre os avanços que a assistência social de Vitória da Conquista conquistou até aqui. “Este é o momento em que vamos, de fato. Esses avanços precisam ser reconhecidos e incorporados às propostas, justamente para evitar retrocessos. Ao mesmo tempo, temos plena consciência dos muitos desafios que enfrentamos e sabemos que esses desafios não podem ser respondidos apenas no nível local. É fundamental que sejam pensados de forma integrada, considerando todos os níveis federativos. Por isso, queremos destacar a importância de que esses debates sejam conduzidos com seriedade, ética e compromisso. Sempre digo que a divergência é válida, desde que ocorra de forma respeitosa e construtiva. É assim, com escuta e diálogo, que a gente avança e constrói coletivamente”, afirmou Michael.
- Michael
- Leda
A conferência teve como tema “Construção, proteção social e resistência” e celebrou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Brasil. Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Leda Freitas, a conferência é o momento para realizar o debate público, fortalecendo a participação social na construção das políticas públicas. “Estamos elegendo duas propostas para o município, uma para o estado e outra para a União. Avalio que esse está sendo um momento muito positivo, tivemos mais de 200 participantes, e isso mostra que Vitória da Conquista está ativa no debate sobre os direitos dos trabalhadores e usuários da assistência social”, afirmou Leda.
O segundo dia da conferência foi dividido em duas etapas. No turno da manhã, os participantes se organizaram em grupos de trabalho para discutir as propostas e, no período da tarde, foi realizada a plenária final, onde as propostas foram aprovadas e os delegados eleitos. Joabe Oliveira, um dos delegados eleitos ao final da conferência, representando o Governo Municipal, destacou a importância desses espaços de debate. “É uma sensação de trabalho realizado. O auditório esteve cheio todos os dias com a presença dos nossos delegados e ouvintes. Vitória da Conquista ganhou com essa conferência e as deliberações que fizemos. Vamos continuar avançando, sempre ouvindo toda a sociedade, no processo de construção da nossa política”, afirmou Joabe.
- Karoline
- Maryana
- Joabe
Ao todo, foram eleitos seis delegados: três representantes do governo e três da sociedade civil. A sociedade civil foi dividida em três categorias: trabalhadores, usuários e organizações. Representando os usuários do Suas, Karoline Quaresma disse estar pronta para lutar por mais direitos nas conferências estadual e federal. “Mais uma vitória. Participei do processo de organização e é muito gratificante ver tudo se realizando. A expectativa agora é seguir lutando na etapa estadual”, relatou Karoline.
Eleita para representar os trabalhadores do Suas, Maryana Nascimento destacou a responsabilidade de levar as demandas locais para a próxima etapa. “Espero que possa continuar contribuindo com os meus colegas trabalhadores. A maioria das equipes do Suas é composta por mulheres, por isso é importante discutir o cuidado com essas trabalhadoras. Espero que, em Salvador, possamos aprovar as nossas propostas e efetivamente construir um Suas melhor para todas as pessoas”, relatou.