O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma forma de chamar a atenção da população sobre a doença e que está comemorando 30 anos de existência no Brasil. Em Vitória da Conquista, o Centro de Apoio e Atenção à Vida (CAAV) presta atendimento médico especializado e assistência social aos portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis e do vírus da Aids. Com atendimento integral e humanizado, o CAAV garante a qualidade de vida dos portadores e atua na prevenção de novos casos, principalmente junto aos adolescentes e jovens.

O serviço foi aberto com financiamento do Ministério da Saúde e Município, voltado para o atendimento médico especializado e assistência integral aos portadores de INFECCOES Sexualmente Transmissíveis e do vírus da AIDS, da hepatite B e C e portadores de HTLV.

O órgão conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais com médico infectologista, obstetra, ginecologista, urologista, psicólogos, assistentes sociais, bioquímico, farmacêutico, enfermeiros, dentistas e equipes técnicas e administrativas.

O Centro também realiza campanhas educativas, distribui preservativos masculinos e femininos, realiza exames de detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e AIDS em gestantes e demais populações e capacita profissionais de saúde.

Com atendimento integral e humanizado, o CAAV garante a qualidade de vida dos portadores e atua na prevenção de novos casos, principalmente junto às populações vulneráveis, aos adolescentes e jovens. O CAAV atende à população conquistense e da região circunvizinha por ser Referencia Nacional da Saúde. O número de atendimentos diários chega a uma média de 450 pessoas.

Dia 1º de dezembro é mercado por todo o país por ações em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. O município de Vitória da Conquista realiza a semana municipal e o foco da campanha é intensificar as ações de prevenção e diagnóstico do HIV e da AIDS, além de fomentar o respeito com as pessoas que vivem com HIV.

A campanha vai ao encontro das metas do UNAIDS e da OMS que busca até o ano de 2020: diagnosticar 90% das pessoas que vivem com HIV, tratar 90% das diagnosticadas e zerar a carga viral de 90% destas, contribuindo para quebra na cadeia de transmissão e favorecendo a uma melhor qualidade de vida às pessoas que vivem com o HIV/AIDS. Neste ano, a campanha acontece entre os dias 01 a 14 de Dezembro com uma programação de mobilização em torno do tema.

O primeiro caso de AIDS no município foi notificado em 1985 e até novembro de 2018, 1231 pacientes estão em tratamento com o uso de Anti-retroviral.

Durante esses dois últimos anos, o CAAV realizou mais de 11 mil sorologias e mais de 9.000 Testes Rápidos Diagnósticos para detecção do vírus HIV. Faz Acompanhamento de gestantes com consultas Obstétrica e orientação para o pós-parto e a não amamentação dessas crianças, distribuindo Fórmula Láctea para crianças com idade entre 01 (um) e 02 (dois) anos.

O município é responsável pela realização dos de contagem de CD4 e carga Viral para monitoramento imunológico e virológico dos pacientes que vivem com HIV/AIDS no município de Vitoria da Conquista e região. Durante esses dois últimos anos mais de 3.000 exames foram realizados no serviço.

Distribui insumos de prevenção (preservativos masculinos e feminino) mais de 633 mil (nos últimos dois anos 2017 /2018).

O CAAV é referência para atendimentos à vítima de violência sexual e ABO, fazendo parte da rede de atenção. Neste ambulatório, realizamos atendimento com foco ao cumprimento do protocolo referente à profilaxia do HIV e demais IST e contracepção de urgência.

Para saber mais sobre os 30 anos da campanha no Brasil através do site

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/diamundial30anos/.