Esta é uma semana especial para a criançada. E, além de muita diversão, meninos e meninas de Vitória da Conquista podem se entreter com curtas-metragens na 6ª Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista/1ª Mostra Juvenil, promovida pelo programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, em parceria com a Prefeitura e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).

Mais de 500 crianças de creches e escolas da Rede Municipal de Ensino participaram das sessões de abertura nesta segunda-feira, 9, no Teatro Glauber Rocha, campus da Uesb de Vitória da Conquista. As exibições na Uesb acontecem até quarta-feira, 11, divididas em duas sessões pela manhã e mais duas, à tarde.

Ester de Andrade, 5, da Creche Jesus de Nazaré, saiu da primeira sessão de cinema distribuindo sorrisos. Dos nove curtas assistidos, ela falou do qual mais chamou sua atenção: “Gostei do menininho que ficava balançando a cabecinha assim” – e fez o gesto com a naturalidade e graciosidade peculiar de uma criança.

Já Emanuele Costa, 6, da CrecheAnna Geruza Bittencourt Ferraz resumiu: “Gostei de todos”. E sua colega de creche, a pequenina Isabely Ferreira, 3, perguntada sobre qual filme gostou, respondeu: “Do bonequinho”, fazendo referência ao curta “O espantalho dedicado”.

“Depois que vimos a resposta das crianças ficamos muito alegres e percebemos o quanto elas aprendem com o cinema. Então, essa parceria só deve ser reforçada pra que mais instituições sejam contempladas com essa grande atividade que está sendo desenvolvida”, declarou a coordenadora municipal de Educação Infantil, Júlia Alves. Nesta edição, cerca de 2 mil alunos de escolas e creches municipais participarão dos oito dias da Mostrinha Infantil e da Mostra Juvenil.

A Mostrinha começou a ser realizada em 2010 e houve uma pausa nos últimos dois anos. Em 2017, o evento volta com novidades que foram destacadas pela coordenadora do Janela Indiscreta, Raquel Costa: “Estamos retornando agora com algumas novidades, uma delas é a Mostra Juvenil que busca facilitar o acesso dos meninos de 12 a 17 anos à produções nacionais que não estão no circuito comercial. Além da ampliação da faixa etária, a Mostrinha também será realizada no Ifba que vai contemplar o público infantil e o juvenil, incluindo o do próprio instituto”.

As sessões têm duração média de uma hora e são divididas por faixa etária, com vagas limitadas e entrada gratuita.

Confira aqui as próximas exibições.