Coordenação Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio

A Coordenação Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio visa estimular a implantação de projetos econômicos que promovam o desenvolvimento sustentável no município. Suas atribuições são:

  • Fomentar a capacitação e qualificação técnica dos trabalhadores dos empreendimentos do comércio, indústria e da economia solidária;
  • Incentivar a constituição de cadeias produtivas;
  • Apoiar a organização, legalização e o registro de empreendimentos do comércio, indústria e da economia solidária;
  • Realizar reuniões, oficinas, seminários, encontros e atividades que objetivem o desenvolvimento Econômico e Social;
  • Coordenar as ações do SINE Municipal de Vitória da Conquista;
  • Coordenar os treinamentos oferecidos em convênio com MTE (Ministério do Trabalho e Emprego);
  • Coordenar os cursos de qualificações oferecidos pelo Governo Municipal;
  • Elaborar estudos e projetos para o desenvolvimento regional;
  • Instituir banco de dados atualizados do desenvolvimento regional;
  • Gerência de Qualificação Profissional

A Gerência auxilia a Coordenação Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio no fomento à capacitação e qualificação técnica dos trabalhadores dos empreendimentos do comércio, indústria e da economia solidária, gerenciando os cursos de capacitação profissional, e enviando relatórios mensais para a Coordenação Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio e Secretário Municipal do Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico.

Além disso, mantem atualizados demandas de cursos mais procurados de acordo com as necessidades do Comércio, Indústria e Serviços, auxilia a Coordenação Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio nos cursos oferecidos em convênio com MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e nos demais convênios firmados; e faz o planejamento e cronograma dos cursos que serão ofertados.

A Gerência também promove a universalização do direito dos trabalhadores à qualificação e desenvolve ações de qualificação de trabalhadores beneficiários e/ou egressos de ações do SINE, visando apoiar a ampliação das oportunidades de geração de emprego e renda.

Coordenador: João Paulo
Telefone: (77) 3421-0947

  • Gerência de Apoio a Indústria e Comércio

A Gerência acompanha e promover a avaliação de projetos e atividades, administrando a política de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços, e promovendo e efetuando estudos, pareceres, reuniões e publicações sobre assuntos pertinentes ao Comércio e Indústria.

O setor também formula e propõe políticas públicas para o desenvolvimento da produção do setor industrial e comercial, apoiando a Coordenação Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio na concessão de incentivos à constituição de cadeias produtivas.

Além disso, a Gerência identifica e consolida demandas que visem ao desenvolvimento do setor industrial e comercial; mantem a articulação com órgãos e entidades públicas e instituições privadas, visando ao permanente aperfeiçoamento das ações governamentais, em relação ao desenvolvimento do setor produtivo; incentiva práticas de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável; e propõe, assessorar e acompanhar o planejamento, a formulação e a execução das políticas e programas em prol da Indústria e Comércio.

  • Gerência do Sine Municipal

O setor é responsável por gerenciar o Posto do Sine Municipal, acompanhado a execução dos serviços prestados pelo órgão e analisando os processos de atendimento ao trabalhador, verificando se ocorre integração entre os diferentes serviços oferecidos no Posto.

A Gerência do Sine Municipal acompanha ainda a integração entre as ações de habilitação ao seguro desemprego, qualificação social e profissional e intermediação de mão de obra realizadas no Posto, bem como articula as políticas públicas de emprego, trabalho e renda no âmbito do Sine Municipal, com entorno produtivo, grupos sociais e empresariais.

Além disso, a Gerência possui as seguintes atribuições:

  • Analisar situações de emprego nas localidades, observando os setores com mais admissões e demissões;
  • Verificar se as ações do SINE Municipal estão sintonizadas com as necessidades do mercado do trabalho local;
  • Analisar as boas práticas para o alcance do público prioritário previsto para qualificação sócio profissional e colocação no mercado de trabalho dos trabalhadores qualificados;
  • Planejar, monitorar e avaliar as ações executadas no Posto SINE Municipal;
  • Fazer visitas periódicas a empresas e entidades para ampliação de vagas no Posto SINE Municipal;

Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 744, Jurema.
Telefone: (77) 3429-3163
Horário de Atendimento: 7h às 18h (sem intervalo para almoço)
Acesse também: www.pmvc.ba.gov.br/portaldotrabalhador